RESUMO
Código: 582
Tema: Economia de Empresas

 

Abrir
Arquivo

 
Análise das Estruturas de Governança em Instituições de Ensino Superior Pública e Privada Como Forma de Subsidiar A Elaboração do Planejamento Estratégico
 

A oferta de Ensino Superior vem crescendo ano a ano no Brasil, demostrando que a competitividade acirrada existente nos demais setores da economia, passa a afetar também a educação. Uma das formas de se definir a postura estratégica da organização e consequentemente seu planejamento estratégico é por meio da análise da estrutura de governança adota pela firma. Os gestores devem selecionar dentre a governança via mercado, híbridas ou hierarquia, aquela que minimize os custos de transação.

Problema de pesquisa: quais são as diferenças das estruturas de governança adotadas entre IES públicas e privadas? Objetivo: identificar, por meio da análise discreta comparada, as estruturas de governança de duas instituições de ensino superior, sendo uma pública e a outra privada na cidade de Lavras-MG, e analisar as relações das estruturas de governança como forma de subsidiar a elaboração do planejamento estratégico dessas instituições.

No trabalho buscou-se amparo teórico nas seguintes frentes: 1) teoria das estruturas de governança: mercado; híbrida e hierarquia (WILLIAMSON, 1991), aponta as principais características de cada uma e suas relações com os custos de transação e 2) planejamento estratégico em Instituições de Ensino Superior.

O trabalho se caracteriza como um estudo de caso comparativo de caráter qualitativo e descritivo, cuja técnica de investigação adotada foi a análise discreta comparada (SIMON, 1978; WILLIAMSON, 1991). Os dados utilizados foram do tipo primário (entrevista pessoal com gestores das IES) e secundário (sites das IES). E para a análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2010).

Os resultados foram estruturados da seguinte forma: 1) Breve históricos das IES estudadas; 2) Análise das transações e formas de governança das IES em estudo, onde percebeu-se que na IES pública a forma de governança predominante é híbrida com fortes características de mercado, já na privada, a governança é híbrida com fortes traços de hierarquia; e 3) Análise comparada das formas de governança e implicações no planejamento estratégico.