RESUMO
Código: 584
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
da Interiorização do Ensino Superior Aos Novos Desafios da Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat
 

A Educação Superior no Brasil era oferecida fundamentalmente nas metrópoles, capitais e algumas cidades do interior do país. Na década de 1960, destaca-se a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) como uma das pioneiras a interiorizar o Ensino Superior pelo Brasil (Rieder, 2011). O momento expansionista das Instituições de Ensino Superior (IES) ocorreu somente na década de 1970, provocado pela pressão e reivindicação da sociedade brasileira em ter acesso ao ensino superior (Gianezini, 2009).

Qual é a particularidade da UNEMAT em relação as outras Instituições de Ensino Superior? Como ocorreu seu processo de expansão dentro do Estado de Mato Grosso? Quais suas estratégias frente a massificação do ensino superior no Estado? Com essas questões norteadoras, este artigo objetiva fazer uma reflexão sobre a trajetória da Universidade do Estado de Mato Grosso, seu processo de criação, sua missão de “levar a Educação Superior ao interior do Estado de Mato Grosso” e seus novos desafios.

A revisão bibliográfica se baseou nos seguintes tópicos: ensino superior: da centralização a interiorização; o processo de interiorização e o papel estratégico da UNEMAT; UNEMAT e o atual cenário.

Para a elaboração deste artigo — de caráter de ensaio teórico —, se apoiaram em dados oriundos da pesquisa documental. Os recursos metodológicos utilizados nesta investigação se apoiaram em dados oriundos da pesquisa documental. Os dados foram extraídos de relatórios, estatutos, anuários estatísticos da Instituição pesquisada, assim como dados relacionados a graduação presencial, extraídos dos Microdados do Censo da Educação Superior, com recorte de dados de 1998 e a 2013.

Como resultados preliminares, pode-se constatar que nas últimas décadas a UNEMAT teve um papel de destaque ao oferecer acesso à Educação Superior como possibilidade de ascensão social às populações do interior do estado mato-grossense, mas com o advento da expansão de instituições/organizações privadas de ensino superior no Estado, ela não é mais a única Instituição no interior.