RESUMO
Código: 593
Tema: Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

 

Abrir
Arquivo

 
A Evolução do Ativo Imobilizado, Com A Adoção das Nicasp, e Os Seus Reflexos Na Análise Financeira do Balanço Geral da União – 2007 A 2013.
 

As práticas contábeis adotadas pelo Brasil têm percorrido um caminho de mudanças. Isso porque estão ocorrendo medidas, em especial pela classe contábil, a fim de convergi-las aos padrões internacionais. Tal processo não abrange só as instituições financeiras e entidades privadas. A contabilidade do setor público também participa dessa padronização internacional. Assim como o Comitê de Normas Internacionais de Contabilidade para o Setor Público (IPSASB), o qual normatiza as NICASP.

Qual a evolução do ativo imobilizado demonstrado no Balanço Geral da União, nos exercício financeiros de 2007 a 2013, após a adoção das NICASP, e quais os seus reflexos na análise financeira dos demonstrativos contábeis? O estudo objetivou evidenciar a evolução do ativo imobilizado demonstrado no Balanço Geral da União, nos exercício financeiros de 2007 a 2013, após a adoção das NICASP, bem como apresentar quais os seus reflexos na análise financeira dos demonstrativos contábeis.

O processo de convergência às normas internacionais de contabilidade aplicada ao setor público fez com que o Brasil voltasse o olhar aos aspectos patrimoniais das organizações públicas, e não só aos aspectos orçamentários como até então acontecia. Mapurunga, Meneses e Peter (2011) destacam que as principais alterações provenientes deste processo referem-se aos procedimentos relacionados ao patrimônio e ao tratamento da receita pública.

Foi realizada uma análise vertical e horizontal dos períodos investigados, acerca deste grupo de contas, assim como uma análise de quocientes, com vistas a identificar os reflexos nos índices de solvência e de estrutura do endividamento. Os dados foram extraídos do Balanço Geral do Governo Federal, sendo considerados os exercícios financeiros de 2007 a 2013. Trata-se, portanto, de um estudo descritivo, o qual, segundo Triviños (2013, p. 211), “pretende descrever ‘com exatidão’ os fatos e fenômen

O estudo evidenciou que a análise isolada no ativo imobilizado não permitiu identificar os reflexos na análise financeira, uma vez que os índices de solvência e endividamento se mostraram constantes nos períodos analisados. Por outro lado de 2007 a 2013 houve um acréscimo real de aproximados 140% no ativo imobilizado. Os índices verificados demonstraram pouca variação, o que pode significar que os demais elementos os elementos do passivo sofreram aumento na mesma proporção.