RESUMO
Código: 594
Tema: Estratégia Internacional e Globalização

 

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Inovação e Internacionalização Nas Maiores Empresas Brasileiras
 

A adoção das estratégias de inovação e internacionalização encontra-se relacionada ao processo de adaptação pelo qual passam as organizações em virtude das alterações no ambiente em que atuam. Visto que a inovação é resultante principalmente de esforços internos da organização e a internacionalização é um processo complexo por estar atrelado a fatores internos e externos, pressupõe-se que, no contexto organizacional, a inovação influencia a internacionalização.

O estudo decorre da seguinte problemática: Qual a relação entre as estratégias de inovação e internacionalização nas maiores empresas de capital aberto do Brasil? O objetivo geral da pesquisa é analisar a relação entre as estratégias de inovação e internacionalização nas maiores empresas de capital aberto do Brasil. Adicionalmente, busca-se examinar a influência da inovação exploitation e da inovação exploration na internacionalização das empresas.

Diversos estudos apontam a relação da inovação como fonte de vantagem competitiva em processos de internacionalização (GEIGER; MAKRI, 2006; CASTRO et al., 2008; CHETTY; STANGL, 2010; ARANTES; FURQUIM, 2011; BOEHE et al., 2011; SANTOS; VASCONCELOS; DE LUCA, 2013). Destaca-se que a pesquisa diferencia-se dos estudos referenciados devido à consideração das diferentes classes da inovação e da multidimensionalidade da internacionalização, bem como por analisar as maiores empresas abertas do Brasil.

De natureza quantitativa, o estudo descritivo analisou Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Notas Explicativas e Formulários de Referência de 2013 de 74 empresas participantes do ranking das maiores companhias da Exame Melhores e Maiores 2014. Na análise utilizou-se a regressão linear múltipla. Considerou-se a inovação exploitation e exploration (MARCH, 1991) e a internacionalização do capital, das atividades e da estrutura (HASSEL et al., 2003; FLORIANI; FLEURY, 2012).

Verifica-se que o intangível de inovação mais frequente entre as empresas é Software/Tecnologia, com um total de 70% da amostra. Quanto à inovação exploration, 41% das empresas investiram em P&D, denotando que é um fator essencial para a diferenciação no mercado. Constata-se que os valores investidos na inovação exploitation representam 96% do investimento total em inovação nas empresas. Nota-se que a presença de acionistas estrangeiros na composição do capital social está em 59% da amostra.