RESUMO
Código: 600
Tema: Governança, Risco e Compliance

 

Abrir
Arquivo

 
Hermenêutica Como Forma de Análise dos Relatórios da Ogx Petróleo e Gás Participações S.a.
 

Recentemente, houve uma mudança na metodologia de elaboração do índice Bovespa devido à redução estrondosa do valor de mercado da OGX Petróleo e Gás Participações S.A. Essa empresa foi responsável pelo maior IPO do mercado nacional, arrecadando cerca de R$ 6,7 bilhões na venda primária de suas ações e que, no final do ano de 2013, entrou em processo de recuperação judicial.

Assim, o presente trabalho busca elucidar a seguinte questão de pesquisa: Qual a relação existente entre a divulgação de notícias e informações contábeis e o valor de mercado atribuído pelos acionistas a uma empresa de capital aberto? Para responder essa questão, o presente trabalho tem como objetivo: analisar os aspectos que podem ter motivado a grande debandada por parte dos investidores que culminou com a destruição do valor de mercado da empresa.

A Hermenêutica crítica foi desenvolvida pelos trabalhos de Apel (1980) e Habermas (1990). Ainda de acordo com os autores, essa teoria diz que a tarefa de interpretação inclui, entre outras coisas, a necessidade de fornecer uma crítica dos aspectos ideológicos do texto a ser interpretado. Thompson (2011) faz a relação direta entre a recepção de produtos de mídia com o processo hermenêutico, devido à necessidade de interpretação essencial para que os produtos adquiridos tenham sentido.

Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizadas notícias veiculadas pelo site da BM&F Bovespa, disponíveis no banco de dados da consultoria Economática, bem como os relatórios financeiros publicados no site da própria OGX Petróleo e Gás Participações S.A. As notícias utilizadas abrangem o período de agosto de 2007 a julho de 2013. Em seguida, desenvolveu-se uma interpretação crítica das informações para uma melhor compreensão dos fatos ocorridos em relação à referida empresa.

Tomando como base teórica os conceitos da hermenêutica crítica, no que se refere à realização do círculo hermenêutico, à historicidade da compreensão e ao horizonte hermenêutico, à compreensão do diálogo e fusão de horizontes, à interpretação e intenção autoral, observaram-se diferentes padrões de agir entre os investidores da empresa. Tornou-se clara a relação entre os períodos de acúmulos de notícias positivas e o crescimento do valor de mercado da empresa.