RESUMO
Código: 601
Tema: Aprendizagem nas Organizações

 

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Estratégias de Aprendizagem Informal no Trabalho Utilizadas Por Gerentes em Uma Instituição Financeira Pública
 

Embora a aprendizagem nas organizações seja frequentemente associada a processos de treinamento e desenvolvimento, existem outros mecanismos que promovem o desenvolvimento de competências, que não são ações formais. No Brasil já foram realizadas algumas pesquisas, predominantemente quantitativas, sobre a intensidade de uso e a sequência de uso dessas estratégias, em funções como: operários da indústria automotiva, enfermeiros, programadores, frentista de posto de gasolina, garçom etc.

A questão que orientou a execução da presente pesquisa foi: Qual é a relação entre as estratégias de aprendizagem informal no trabalho com o desenvolvimento de competências gerenciais em uma instituição financeira pública? Este artigo se propõe a identificar a relação entre as estratégias de aprendizagem informal no trabalho com o desenvolvimento de competências gerenciais em uma instituição financeira pública.

A partir de referencial quantitativo, Pantoja e Borges-Andrade (2009) definem as seguintes estratégias informais de aprendizagem no local de trabalho: reprodução, reflexão intrínseca, reflexão extrínseca, procura de ajuda interpessoal, procura de ajuda em material escrito e aplicação prática. Antonello (2011), a partir de pesquisa qualitativa, chegou em outras doze categorias, por exemplo: Experiência anterior e transferência extraprofissional, Reflexão, Autoanálise, Observação-modelo etc.

Na realização da presente investigação, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, realizada em uma instituição financeira pública, na cidade de São Paulo. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, cujo roteiro foi desenvolvido a partir do referencial teórico. Para atingir o que foi proposto nos objetivos, foi necessária uma busca cuidadosa visando descobrir em suas falas quais os significados atribuídos por eles às suas estratégias de aprendizagem

A gerente G1 cita a ajuda em material escrito como sendo sua principal fonte de informação, porque não tem colegas de trabalho com o mesmo nível hierárquico e mesmas atribuições funcionais na empresa. Os demais gerentes priorizam a ajuda interpessoal ou a interação e colaboração de seus pares, uma vez que enfrentam pressões para o atingimento de metas e escassez de tempo para uma leitura adequada do material escrito.