RESUMO
Código: 602
Tema: Estratégia Corporativa e de Stakeholders

 

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Distribuição de Valor Aos Stakeholders do Setor Financeiro Brasileiro
 

A questão de quanto valor alocar para os stakeholders tem suscitado discussões na literatura. Embora a teoria recomende alocar um valor maior que o mínimo necessário para manter um relacionamento entre as partes, ela não estabelece limites para quanto valor alocar e qual seria uma alocação eficiente. Contribuindo com essa lacuna, Harrison e Bosse (2013) propõe uma modelo de alocação de valor baseado no poder que o stakeholder detém e na sua importância estratégica para a empresa.

Embora o modelo de Harrison e Bosse (2013) seja um avanço nesta questão, ainda não foram realizados estudos empíricos que testassem o modelo proposto pelos autores ou que analisassem a questão da distribuição de valor empiricamente. Esta pesquisa contribui com este debate, pois tem como objetivo analisar a distribuição de valor para os stakeholders em empresas do setor bancário.

A fundamentação teórica desta pesquisa aborda três seções: (1) Teoria dos Stakeholders, (2) Gestão de stakeholder, (3) Alocação de Valor para os stakeholders. Adotou-se teoricamente o modelo proposto por Harrison e Bosse (2013), o qual utiliza duas dimensões para mensurar quanto valor alocar para cada stakeholder. Essas dimensões são o poder do stakeholder e a sua importância estratégica para a empresa.

Esta pesquisa é qualitativa e descritiva. Os dados foram coletados dos relatórios GRI divulgados no ano de 2014 para empresas do setor bancário. A coleta de dados foi realizada por meio do software NVivo versão 10 e teve como objetivo identificar o valor distribuído pela empresa para cada stakeholder, o poder de cada stakeholder e sua importância estratégica para a empresa. Foram analisados os stakeholders primários acionistas, clientes, comunidades, fornecedores e funcionários.

Os resultados dessa pesquisa corroboram com a proposição Harrison e Bosse (2013) à medida que os stakeholders que apresentaram maior poder e importância estratégica, no caso acionistas e clientes, também apresentaram maior valor recebido. Para estudos futuros recomenda-se 1) analisar se os resultados encontrados se mantêm em função do tipo de banco e 2) analisar se uma alocação eficiente de valor está associada a uma alta performance da empresa.