RESUMO
Código: 616
Tema: Dimensões Humanas, Culturais e Sociais da Inovação

 

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Design Thinking Como Método de Inovação em Uma Empresa de Serviços: Um Estudo Sobre Geração e Gestão de Ideias
 

Mesmo com a crescente importância do setor de serviços na economia, a maior parte dos artigos acadêmicos sobre inovação se concentram em indústrias. O Design Thinking é uma abordagem para inovação que tem ganhado destaque no mercado. Porém, há poucos estudos que abordem de forma crítica a aplicação do Design Thinking. Desta forma, este artigo pretende preencher esta lacuna ao abordar o uso do Design Thinking para inovação em uma empresa de serviços.

Este artigo busca responder à seguinte questão de pesquisa: “como uma empresa de engenharia de grande porte pode conciliar o Design Thinking com processos de geração de ideias?” Para respondê-la foi feito um estudo de caso sobre a empresa Promon Engenharia. O estudo tem por intuito alcançar os seguintes objetivos: (a) identificar o modelo de inovação adotado pela empresa; (b) identificar como a empresa administra os conhecimentos e ideias gerados pelo seu processo de inovação.

Envolve três tópicos. (a) Inovação em Serviços: abrange o conceito geral de inovação e, também, o conceito aplicado à área de serviços, (b) Design Thinking: método não linear e flexível para gerar ideias e inovação em empresas e processos diversos e, por fim, (c) Gestão de Ideias: conceito sobre gerenciamento de ideias focado em modelos e ferramentas que auxiliam o processo.

Foi adotado o método de estudo de caso. A amostragem foi intencional. A empresa foi escolhida por ser reconhecida por diversas premiações na área de inovação. Com base na revisão bibliográfica foi elaborado um roteiro de entrevista semi-estruturado que foi aplicado aos funcionários das áreas de Compliance e Responsabilidade Social, Comunicação e Gerenciamento (PMO). A entrevista realizada teve duração de uma hora e meia.

O estudo apresentado agrega contribuições inovadoras, pois apresenta um modelo único de gestão da inovação baseado no Design Thinking que foi adaptado para uma empresa de serviços de grande porte. Este modelo de gestão e o tamanho da empresa estudada trouxeram consigo uma quantidade vasta de ideias que obrigou a inclusão de um sistema inovador de gestão de ideias ao modelo, no caso, a Máquina de Inovação e o IdeaScale.