RESUMO
Código: 617
Tema: Estratégia de Operações e Desenvolvimento de Produtos e Processos

 

Abrir
Arquivo

 
Redução de Custos Através do Manufacturing Execution System (mes) e Sua Integração Com O Enterprise Resource Planning (erp)
 

O artigo aborda o estudo sobre as características observadas sob a perspectiva da redução de custos, em especial considerando uma possível integração do ERP e o MES, em indústrias de manufatura discreta, a qual é caracterizada como altamente complexa no planejamento da produção, considerando a alta variabilidade de tipos de máquinas, operações, roteiros de produção e que apresentam inúmeras alternativas de processamento, constituídas de equipamentos distintos, com prazos e quantidades definidos.

O presente trabalho tem por objetivo principal responder a seguinte questão de pesquisa: Como o uso do sistema MES e sua integração com os sistemas ERP podem contribuir para a redução de custos operacionais em indústrias de manufatura discreta? Como objetivos específicos, o projeto explora os métodos utilizados na implementação do MES e analisa melhorias no controle de custos buscando uma redução, avaliando eventuais obstáculos, além de observar fatores em comum notados em cada empresa.

Para Kletti (2007) e Vanderlei (2009), o MES pode contribuir no gerenciamento dos dados extraídos automaticamente do chão-de- fábrica e aplicados em manufatura discreta. Pode-se discutir como os sistemas poderiam contribuir para obter o detalhamento da composição de custos ao longo do processo produtivo, evidenciando a identificação de melhorias e reduções, tornando o custeio mais próximo da realidade (LIU et al., 2008), identificando as atividades geradoras de valor (SNIDER et al., 2011).

Foram revisadas bibliografias relacionadas ao tema, incluindo periódicos, dissertações e teses. A metodologia possui teor qualitativo e exploratório, através da aplicação de estudo de caso múltiplo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário semi-estruturado, distribuído entre cada gestor das 03 das empresas de manufatura discreta. Através de entrevistas com gestores de PCP, TI e Controladoria, além dos dados obtidos em sites e portfolios foi possível obter os dados para análise.

Os resultados apontam para benefícios e obstáculos percebidos e compartilhados pelas 03 empresas. Foram identificadas diferenças, em decorrência do tipo da empresa, da diversidade da gestão ou do tempo decorrido da implantação. Em nível estratégico/operacional, o MES dispõe das ferramentas para redução de custos mencionadas na literatura e na observação empírica. Todavia, é preciso destacar a importância da decisão de melhorias de processo a partir dos dados gerados pelo MES para reduzir custos.