RESUMO
Código: 619
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

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A Influência da Endocomunicação Na Qualidade da Gestão Hospitalar
 

O presente artigo apresenta um comparativo entre a comunicação interna em 4 hospitais particulares, nos pronto socorros e nos setores de internação (maternidade, UTI, neonatal, entre outros). Trabalhou-se com 2 grupos: 270 enfermeiros ou técnicos e 135 pacientes. Os resultados obtidos confirmaram que a qualidade da comunicação interna na gestão hospitalar é perceptível aos pacientes, além de mostrar características especificas de essa comunicação no ambiente hospitalar.

O objetivo geral foi avaliar a influência da comunicação interna na qualidade do atendimento, seguindo Silva (2011) que afirma que os pacientes e familiares têm maior percepção se há falta de comunicação interna do que a própria equipe do hospital. Objetivos específicos foram: identificar as ferramentas de endocomunicação e as mais usadas no ambiente hospitalar e investigar quais os possíveis fatores para falhas de comunicação interna nos hospitais.

Curvello (2012) definiu comunicação interna ou endocomunicação em dois momentos. No 1º é conhecida somente como a comunicação voltada para o público interno à organização. E no 2º a intenção de divulgar os objetivos e interesses organizacionais. Cardoso (2006) menciona que não existem organizações sem uma prática de comunicação, ainda que não sejam institucionalizadas Lacombe (2011) diz que a falta de comunicação é um grande preceito para falhas administrativas e que esses devem ser minimizados.

A metodologia foi survey realizada em 4 hospitais particulares do Distrito Federal. Foi realizada uma pesquisa com amostra não probabilística selecionando um subgrupo proporcional em cada hospital, no total foram selecionados 270 enfermeiros ou técnicos e 135 pacientes. A amostra da equipe de enfermagem foi de 20% do total em cada hospital. A maioria dos pacientes foi no intervalo de 21 a 30 anos, além de apresentar uma média geral de 67% dos pacientes serem do sexo feminino.

Todos os hospitais pesquisados apresentam falhas em sua comunicação, reflexo de cada gestão, o que é normal em qualquer empresa. Porém são fatores que se deve procurar reduzir, afinal trata-se de um serviço de saúde. Os hospitais 1 e 2 tiveram resultados superiores aos demais em comunicação, condições de trabalho e conhecimento da hierarquia.Quando analisado a percepção dos pacientes,tiveram menos dificuldade nos hospitais 1 e 2, inclusive propondo-se em maioria voltar no mesmo estabelecimento.