RESUMO
Código: 621
Tema: Estratégia Competitiva

 

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Tecnologia da Informação e Vantagem Competitiva: Exploração dos Artigos Sob A Ótica da Bibliometria
 

Uma ferramenta que tem sido desenvolvida como uma forma de compreensão da literatura acadêmica é a Bibliometria (BRIMBLECOMBE; GROSSI, 2009). Dentre as diversas possibilidades, Mugnaini (2003) destaca o fato de que um estudo bibliométrico atua como um filtro de informação, apresentando grande utilidade para os pesquisadores ao realizarem o levantamento do estado da arte do seu tema de pesquisa.

Neste contexto, o presente estudo se propõe a realizar uma análise bibliométrica dos trabalhos publicados relacionados à Tecnologia da Informação (TI) e Vantagem Competitiva, considerando a TI como um dos componentes mais importantes do ambiente empresarial atual, e que investimentos nesta área criam vantagens competitivas para as organizações, conduzindo a um melhor desempenho organizacional (MALAQUIAS; ALBERTIN, 2011).

Em primeiro lugar são abordados os aspectos relacionados à Tecnologia da Informação para, em seguida, tratar de Vantagem Competitiva, destacando sua importância como o valor que uma empresa consegue criar para seus clientes e que ultrapassa os custos relacionados à produção (PORTER, 2004), ou seja, é o que faz o mercado optar por determinados produtos de uma organização em detrimento de seus concorrentes (OLIVEIRA, 2009).

O estudo, de caráter exploratório-descritivo, foi realizado nos meses de junho e julho de 2015 e utilizou, como meios de investigação, as pesquisas bibliográfica e bibliométrica. Foram considerados todos os artigos publicados (disponíveis em meio eletrônico) nos últimos dez anos que seguiram as condições de pesquisa. Inicialmente foram selecionados 27 artigos, dos quais quatro foram excluídos por duplicidade. Os 23 artigos selecionados foram descritos e analisados para 8 variáveis selecionadas.

Além das análises específicas de cada um dos artigos, pode-se dizer que, em termos gerais, o ano de 2008 foi o ano com mais publicações na área; Paul Pavlou foi o autor de maior destaque; a maior parte da produção analisada teve como país de origem os Estados Unidos; Barney e Porter foram os autores mais citados; as obras de Barney (1991) e de Bharadwaj (2000) foram as de maior destaque; e os periódicos MIS Quarterly e Strategic Management Journal foram os de maior representatividade.