Trata-se de um estudo de caso, realizado com os servidores técnicos-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Considera-se o momento vivido, um marco na história das IFES, na qual a renovação do quadro funcional, especificamente da UFRGS, traz consigo uma nova realidade, acompanhada de dificuldades geradas pelos diferentes tipos de conhecimentos, as quais necessitam ser estudadas, a fim de se pensar em ações que possam auxiliar a gestão de pessoas.
QUESTÃO DE PESQUISA: Como ocorrem as evidências de aprendizagens, no âmbito individual e coletivo, oriundas da prática de trabalho - Acompanhamento de Estágio Probatório da UFRGS?
OBJETIVO GERAL: Analisar a Prática de Acompanhamento de Estágio Probatório da UFRGS, no período de 2006 a 2013, com relação às aprendizagens, no âmbito individual e coletivo, a partir das memórias e percepções dos servidores envolvidos.
Leis governamentais para a administração pública federal - Constituição Federal 1988 - Lei nº. 8.112/90 - Brasil (1988, 1990)
Aprendizagem - Aprendizagem Individual - Aprendizagem Coletiva - Aprendizagem Organizacional - Azevedo (2013) -Antonello; Ruas (2003)
Antonello (2011) - Argyris; Schön (1996) -Karawejczyk (2005) - Nonaka; Takeuchi (1997)
Memória - Espaço de Memória Memória Organizacional Nassar (2008)
Karawecjezyk (2013) Tuan (1983)
A metodologia de abordagem qualitativa, consistiu em uma coleta de dados por meio de pesquisa documental, entrevistas individuais semiestruturadas e diário de campo realizados com os TAEs envolvidos na prática de Acompanhamento de Estágio Probatório. Foram consultados documentos disponibilizados pela UFRGS e contou-se com a participação dos servidores técnico-administrativos da UFRGS, como sujeitos de pesquisa. Para o diário de campo pode-se participar das atividades desenvolvidas pela equipe EP
A análise foi realizada com base nas experiências de aprendizagens dos servidores TAEs em situações formais e informais, no ciclo de aprendizagem de Argyris; Schön (1996), no processo de criação do conhecimento e no espaço de memória, esta análise permitiu identificar que estes servidores TAEs, no período de 2006 a 2013, utilizaram seus diferentes conhecimentos, os quais oportunizaram novas aprendizagens que possibilitaram aprimoramentos para a prática estudada..
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