RESUMO
Código: 643
Tema: Estratégia e Sustentabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
Sustentabilidade É Atributo de Quem? Críticas Às Práticas de Responsabilidade Social Empresarial A Partir de Um Estudo em Território Minerador
 

Um intenso debate sobre as perspectivas de desenvolvimento através das atividades de extração mineral vem acontecendo no governo brasileiro, gerando algumas preocupações em relação aos territórios mineradores. Dessa forma, coloca-se em debate a sustentabilidade dos territórios, principalmente, no que se refere à sua capacidade em comportar essas demandas econômicas em nível local, considerando suas dinâmicas sociais, ambientais, culturais, e sua infraestrutura.

O presente trabalho tem como objetivo analisar como os atores locais se relacionam na promoção da sustentabilidade em um território minerador. A partir de uma abordagem teórica, que evidencia os paradoxos intrínsecos aos processos da sustentabilidade, esse estudo pretendeu responder a seguinte questão: como os atores locais de territórios mineradores se relacionam na promoção da sustentabilidade? Como base empírica buscou-se analisar o território de Brumadinho / Minas Gerias.

A Nova Sociologia Econômica se propõe a compreender a economia como uma totalidade social - atores sociais e individuais - ela abre espaço para estudos que buscam repensar a economia no sentido do desenvolvimento sustentável. O ambiente econômico não se reduz ao sentido mercantil, agregando tanto o não mercantil quanto o não monetário. o mercado influenciando o meio ambiente e a sociedade e a sociedade e o meio ambiente influenciando o mercado. (Abramovay, 2009, Gonçalves-Dias & Teodósio, 2011).

O estudo de caso foi desenvolvido tendo como unidade de análise o município de Brumadinho/Minas Gerais, que tem sua história ligada à exploração mineral. A coleta de dados foi composta por representantes das esferas de governo, empresas e sociedade civil, por se configurarem como os atores que fazem parte da construção do desenvolvimento do território. Para conferir maior confiabilidade , a análise dos dados obtidos a partir das fontes primárias e secundárias para a triangulação de dados.

O processo de reconversão de um território que tem cerca de 50% de seus recursos financeiros advindos da mineração, mesmo tendo a noção de que o município ainda tem capacidade de exploração por mais cerca de 40 anos, deveria ser encarado de maneira mais séria.O município já deveria estar pensando em sua reconversão econômica. Existem potenciais que podem levar o município a se tornar um modelo de reconversão com o foco na sustentabilidade.