RESUMO
Código: 647
Tema: Gestão Organizacional: Recursos Humanos, Arranjos Institucionais e Planejamento

 

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Framework de Integração Organizacional Para O Poder Judiciário Brasileiro
 

É fundamental para uma boa gestão buscar o alinhamento dos esforços de governança, estratégia, gerenciamento de processos e de projetos. Isso também se aplica ao Poder Judiciário brasileiro, dado seu grande porte e os graves desafios que enfrenta. Há um gap teórico relativo à modelização desse alinhamento, em especial na administração pública. Neste artigo, propõe-se um modelo de integração a partir de ferramentas disseminadas: o BSC, o referencial de governança do TCU, a ISO 9001 e o PMBOK.

O problema da pesquisa consiste no questionamento: como alcançar o alinhamento da governança pública e da estratégia com a gestão dos processos e dos projetos no Poder Judiciário brasileiro? O objetivo é formular um modelo teórico que alinhe governança pública e estratégia com a gestão de projetos e de processos, considerando a realidade do Poder Judiciário brasileiro e as citadas ferramentas, todas em utilização pelos tribunais, ou pelo menos em parte deles.

A revisão bibliográfica diz respeito, em especial, à integração de sistemas de gestão, com foco na literatura internacional do período 2009-2015, uma vez que esse campo de estudo é relativamente novo e pouco explorado na área da ciência da administração. Também foi utilizada literatura acadêmica acerca da modelização e do sensemaking. Dentre os principais autores consultados, pode-se citar: Karapetrovic, Bernardo, Asif, Luskova e Casadesús, no campo da integração de sistemas de gestão.

A metodologia é fundamentada em pesquisa bibliográfica e documental, realizada entre janeiro de 2014 e junho de 2015, especialmente quanto à literatura internacional de integração de sistemas de gestão do período 2009-2015. Para a formulação do modelo teórico os documentos referentes às ferramentas (planejamento estratégico do Poder Judiciário, referencial de governança do TCU, norma ISO 9001 e práticas do PMBOK) também foi consultado. Por fim, o draft da PAS 99:2012, que embasou o modelo.

Como resultado principal tem-se um alinhamento entre as ferramentas, que permitiu, em conjunto com o modelo genérico da PAS BSI 99:2012, a formulação de um modelo de sistema integrado de gestão (SIG), composto por sete módulos (SIG, liderança, planejamento, ação, operações, avaliação e melhoria), proporcionador de uma série de pontos de convergência na gestão de governança, estratégia, processos e projetos, melhorando o sensemaking e proporcionando a avaliação e mensuração dessa integração.