RESUMO
Código: 655
Tema: Estrutura de Capital e Valor

 

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Atratividade do Retorno das Ações de Empresas Latino-americanas
 

Segundo Ehrhardt e Brigham (2012), para cada decisão de investimento, a empresa deve estimar o valor total exigido e decidir se a taxa de retorno esperado excede o custo de capital. Esse custo de capital é a taxa de retorno mínima esperada pelo mercado para carrear recursos para um investimento, e está associada ao custo de oportunidade que um investidor teria, aplicando em um investimento alternativo equivalente.

A questão norteadora do estudo foi: Qual a atratividade do retorno das ações de empresas latino-americanas? Por conseguinte, o objetivo desse estudo foi analisar o retorno das ações de empresas latino-americanas.

O Arbitrage Pricing Theory (APT) surgiu de um estudo de Ross (1976), como modelo alternativo que buscava superar as falhas e limitações do modelo CAPM até então evidenciadas. Após a estimação dos retornos das ações, torna-se necessário avaliar se esse retorno realmente pode ser considerado satisfatório para o investidor, para que este saiba que seu investimento é de fato atrativo.

Realizou-se uma pesquisa descritiva, com procedimento de pesquisa documental e abordagem quantitativa. A população da pesquisa compreendeu as companhias abertas latino-americanas. Foram utilizadas as empresas que apresentaram todas as informações necessárias na base de dados Thomson One BankerTM para o período de 2010 a 2013. Sendo assim, a amostra final foi composta por 528 empresas latino-americanas, sendo 54 argentinas, 227 brasileiras, 110 chilenas, 85 mexicanas, 45 peruanas e 7 venezuelanas

Os resultados encontrados demonstram que os retornos das empresas argentinas, brasileiras e chilenas apresentam desempenho financeiro de baixa atratividade em relação aos demais mercados acionários analisados, uma vez que são inferiores o índice de atratividade. Já, as empresas mexicanas, peruanas e venezuelanas apresentaram um retorno superior ao índice de atratividade, que apresenta indicação de empresas com expectativa de interesse ao mercado.