RESUMO
Código: 670
Tema: Cooperação Tecnológica e Inovação Aberta

 

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Processo de Inovação: Uma Abordagem Aberta no Desenvolvimento de Um Novo Produto Na Indústria da Beleza.
 

O meio ambiente está em constante mudança e para manterem-se competitivas no mercado, as empresas costumam reagir por meio de inovações. Os lançamentos de novos produtos geralmente têm maior visibilidade em inovação. Porém, a inovação de processo também desempenha um papel estratégico importante, já que ela pode ser traduzida na capacidade de prestar serviços mais rápidos, mais baratos e de melhor qualidade, oferecendo, por isso, uma fonte de vantagem competitiva (TIDD; BESSANT; PAVITT, 2008).

Esta pesquisa objetiva analisar o processo de inovação no desenvolvimento de um novo produto na indústria da beleza: o Color Id., desenvolvido pela empresa Wella Profissionals – Procter&Glamble (P&G) em função da sua singularidade na forma de interagir com os diversos atores envolvidos no processo de busca de inovação.

Inovac¸a~o é um processo de fazer uma oportunidade e coloca´-la em uso de maneira ampla (TIDD; BESSANI; PAVITT, 2008, p. 86). Tidd, Bessant e Pavitt (2008) dividem o processo de inovac¸a~o em tre^s fases: procura, selec¸a~o e implementac¸a~o. Bes e Kotler (2011) propo~em um modelo no qual o processo de inovac¸a~o é resultado da interac¸a~o entre os seus envolvidos e na inovação aberta as empresas utilizam ideias externas e internas, para buscar a inovação (CHESBROUGH; VANHAVERBEKE; WEST, 2006).

Esta pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e descritiva. O estudo de caso apresenta 3 aspectos: natureza, histórico e contexto. Com relação à coleta dos dados, a pesquisa utilizou dados primários e secundários. Os dados primários foram coletados em duas etapas, divididas entre busca de informações e entrevistas em profundidade, por meio questionário semiestruturado. Os dados foram segmentados, comparados e sintetizados. após a análise, as conclusões foram apresentadas aos entrevistados.

O Color Id. é uma tecnologia de coloração capilar desenvolvida pelo departamento da Wella, responsável por antever necessidades de mercado. O produto surgiu em 2008, num simpósio frequentado por profissionais de diversas áreas. Seu desenvolvimento ocorreu por meio de testes e pesquisas científicas e aspectos conceituais e comercias de produto. Antes do lançamento oficial, foram realizados pré-lançamentos em feiras e eventos. As etapas identificadas evidenciam o modelo de Bes e Kotler (2011).