Em 2007 a multinacional RED AGRO - Soja, em suas quatro fábricas de
óleo de soja e dois escritórios portuários estavam despreparadas para
enfrentar a crise da soja no mercado brasileiro. As unidades estavam
equipadas tecnologicamente, contavam com os recursos materiais,
humanos e financeiros necessários ao bom funcionamento da operação,
o foco do problema recaia então, na atuação das pessoas,
particularmente na atuação deficiente das lideranças responsáveis
pelas unidades.
Foram propostas quatro (4) premissas norteadoras da execução do
projeto SER. Primeira (1). A valorização da experiência e prática,
Segunda (2). Trabalhar com a realidade das pessoas. Todo o trabalho
foi realizado nas unidades onde os supervisores atuavam, considerando
a realidade do ambiente de trabalho. Terceira (3).
Avaliar continuamente a performance na empresa e no projeto.
Quarta (4). Dar a oportunidade de fazer diferente para melhorar os resultados corporativos. Implantou-se o SER.
Os supervisores das fábricas e dos escritórios portuários conduziram juntos as ações de alinhamento operacional das fábricas e os ajustes do processo de exportação via
portos. . Apoiados pela alta administração com uma empresa de assessoria para o SER conseguiu encerrar o ano dentro das metas estabelecidas. Aplicou-se um programa de desenvolvimento monitorado por um Mestre em administração que acompanhou as s propostas dos supervisores e reportou resultados e melhorias a alta administração.
Apoiados pela alta administração em conjunto com uma empresa de
assessoria o Projeto SER conseguiu atingir as metas definidas, houve
total sinergia entre os participantes e a alta administração, fato que
não existia antes. A distância e as particularidades entre as unidades
foi um dificultador do alinhamento e padronização das melhores
práticas operacionais e de gestão. Foram implantados 80% dos
projetos específicos apresentados pelos supervisores com apoio do
Board da empresa.
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