RESUMO
Código: 687
Tema: Contabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
Relação Entre Recursos Financeiros de Curto Prazo e Desempenho de Empresas Brasileiras de Menor Porte
 

As empresas brasileiras enfrentam limitações financeiras para desempenharem suas atividades produtivas, seja pela elevada carga tributária, taxas elevadas para obtenção de financiamentos bancários e precisam gerenciar suas finanças com eficiência.

O problema de pesquisa proposto no presente trabalho é: Qual a relação entre os indicadores de recursos financeiros de curto prazo e o desempenho econômico e financeiro de empresas brasileiras de menor porte? Esta pesquisa tem como objetivo verificar a relação entre os indicadores de recursos financeiros de curto prazo e o desempenho econômico e financeiro de empresas brasileiras de menor porte.

Empresas de menor porte tendem a enfrentar maiores dificuldades para suprir as variações das Necessidades de Capital de Giro (NCG), o que pode levar inclusive a falência das empresas (SEIDEL e KUME, 2003). Em consonância, Afeef (2011) apresenta expectativa de que o gerenciamento eficiente do capital de giro pode ter um impacto mais profundo na lucratividade de empresas menores, pois consomem uma porção substancial dos lucros destas empresas.

Dentre as empresas de grande porte brasileiras com ações em bolsa, foram selecionadas as cem empresas de menor porte com base nos ativos totais no ano de 2013. A análise foi realizada com dados financeiros das empresas analisados em painel no período de 2009 a 2013 e utilizou estatística descritiva, análise de correlações e regressão linear múltipla.

Os resultados indicam haver correlação entre os índices análise financeira de curto prazo mensurados pelo índice de análise dinâmica do capital de giro e índices de rentabilidade e de estrutura de capital. Em relação aos índices de liquidez não houve significância estatística.