RESUMO
Código: 706
Tema: Abordagens Relacionais às Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Conexões Políticas Nas Maiores Companhias Listadas Na Bm&fbovespa
 

As conexões políticas podem ser caracterizadas como relações entre empresas e políticos, em que as empresas procuram obter vantagens e os políticos geralmente buscam financiamento de campanha. A literatura dominante entende que as conexões políticas podem ser benéficas para a empresa, mas existem estudos que divergem dessa tese, afirmando que o custo decorrente das conexões políticas pode ser maior que o retorno, o que torna desvantajosa a iniciativa.

Nesse contexto, delineia-se o problema de pesquisa: Qual a relação entre as conexões políticas das maiores empresas brasileiras e seus respectivos desempenhos? O estudo tem como objetivo geral analisar a relação entre as conexões políticas das maiores empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa e seus respectivos desempenhos. Adicionalmente, identifica-se o perfil das doações de campanha e se verifica a existência de diferença entre o desempenho de empresas com conexões políticas e o das demais

Camilo, Marcon e Bandeira-de-Mello (2012) afirmam que ao criar conexões políticas por meio de doação de campanha, a empresa despende recursos na expectativa de obter bom retorno, como se fizesse um investimento. Dessa forma, a doação de recursos financeiros, dentre outras, é considerada uma estratégia da empresa, que a liga diretamente aos atuais governantes, prováveis futuros governantes e partidos políticos (BAZUCHI et al., 2013).

Para alcance dos objetivos, foram analisados os dados de 132 companhias, utilizando-se estatística descritiva, teste de diferença entre médias, Análise de Correspondência (Anacor) e Análise de Correspondência Múltipla (ACM). A conexão política de cada empresa foi representada pelo valor de sua doação para campanhas eleitorais de 2014, sendo o desempenho medido pelo Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE).

O PT foi o partido político que mais recebeu doações de campanha das empresas. A empresa JBS doou mais de 65% do total das liberações efetuadas pelas empresas. O Ceará foi o estado que mais destinou recursos para as candidaturas nas eleições de 2014. Verificou-se não haver diferença de desempenho na comparação das empresas com conexões políticas com aquelas sem qualquer conexão política. Constatou-se uma associação entre altas conexões políticas e expressivo tamanho das empresas.