RESUMO
Código: 707
Tema: Gestão Ambiental

 

Abrir
Arquivo

 
Estrutura e Hipóteses Para O Estudo da Relação Entre Conflitos Organizacionais e Os Sistemas de Gestão Ambiental
 

O trabalho inclui a gestão de conflitos no desempenho dos sistemas de gestão ambiental, através da criação de modelos estruturais. A análise a partir do estudo bibliográfico, fatores de sucesso da gestão ambiental e das dimensões da gestão de RH apontadas pela literatura, propõe um modelo que permite examinar uma série de relações de dependência simultaneamente através de métodos quantitativos, aprimorando o modelo inicial e indicando a correlação entre os vários construtos, bases do modelo.

Elaboração de um modelo estrutural para estudo da correlação entre os conflitos organizacionais e o desempenho do sistema de gestão ambiental. Testar hipóteses relativas aos aspectos da gestão do ativo humano como indicador e/ou precursor de conflitos organizacionais ,como: compromisso da gerência; empoderamento dos empregados; retorno e avaliação; recompensas e como estes interferem no desempenho dos sistemas de gestão ambiental das organizações.

Propor que a gestão de conflitos seja um dos aspectos da gestão organizacional a considerar quando se estuda fatores humanos que influenciam no desempenho do SGA, apresentando possíveis modelos e hipóteses para pesquisa no tema e como estes interferem no desempenho dos sistemas de gestão ambiental das organizações.

A metodologia do estudo, sob o ponto de vista da sua natureza, é do tipo pesquisa aplicada, com caráter confirmatório de um estudo existente, e exploratório pela introdução de novo construto à pesquisa anterior, com uma abordagem quantitativa utilizando a metodologia da MEE - Modelagem de Equações Estruturais com análise dos mínimos quadrados parciais.Este método permite ao pesquisador testar várias hipóteses de relacionamento entre variáveis com um número reduzido de observações.

A partir dos resultados das correlações das variáveis de cada construto, bem como entre os construtos, se verificará se o grau de maturidade existente nestes (empoderamento, retorno e avaliação, compromisso da gerência e recompensas) possui algum caráter determinante na possível existência de maior ou menor grau de conflito, ou a eventual extensão deste na organização, bem com a influência dos conflitos organizacionais e como estes são geridos na eficácia do sistema de gestão ambiental.