RESUMO
Código: 711
Tema: Estratégia Competitiva

 

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Recursos Estratégicos e Criação de Valor à Luz da Resource-based View
 

A Resource-Based View preconiza que recursos considerados estratégicos geram a heterogeneidade, auferindo vantagem competitiva, criação de valor e desempenho superior (Barney, Wright, & Ketchen, 2001). Dentre os recursos utilizados pelas empresas, aborda-se (i) a inovação, fator diferenciador da empresa, (ii) a internacionalização, representada pela saída do ambiente doméstico para o externo, e (iii) a reputação corporativa, como aributo influenciador da percepção da empresa pelos stakeholders.

O estudo apresenta o seguinte questionamento: Qual a relação entre recursos estratégicos e criação de valor nas empresas? A partir desse questionamento, e com base em recomendações da literatura, formula-se a seguinte hipótese geral: Os recursos estratégicos estão relacionados positivamente com a criação de valor. Assim, o estudo tem por objetivo principal analisar a relação entre recursos estratégicos e criação de valor nas empresas.

A literatura assinala que recursos estratégicos se inter-relacionam, gerando vantagem competitiva e criando valor (Andrade & Galina, 2013; Barcellos, 2010; Crook, Ketchen, Combs & Todd, 2008; Fombrun & Shanley, 1990; Roberts & Dowling, 2002; Ruiz-Jiménez & Fuentes-Fuentes, 2013). Desse modo, assume-se que quanto maiores a inovação, a internacionalização e a reputação corporativa, maior será a criação de valor, devido à capacidade de geração de vantagem competitiva, preconizada pela RBV.

Para o alcance dos objetivos, utilizou-se a Regressão Linear Múltipla Robusta, em uma amostra constituída de 50 empresas listadas na BM&FBovespa, em 31/12/2012, utilizando a defasagem temporal, em que a criação de valor se refere ao exercício findo em 31/12/2013. Os dados foram coletados na base de dados Economática®, nas Demonstrações Financeiras Padronizadas, no Formulário de Referência e no ranking As melhores empresas do Brasil, da revista Época Negócios.

As empresas analisadas possuem poucos ativos de inovação; encontram-se em processo de internacionalização e possuem reputação corporativa em níveis semelhantes; destruíram valor; e seus recursos reputação e internacionalização demonstram ter relação positiva, embora a inovação não tenha apresentado relação com tais recursos. Verificou-se que os recursos estratégicos inovação e internacionalização não apresentaram relação entre si, e a reputação e a criação de valor apresentaram relação negativa.