RESUMO
Código: 715
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

 

Abrir
Arquivo

 
Os “quitutes”mineiros Estariam Ameaçados Pela Atual Dinâmica de Consumo?
 

A sociedade contemporânea tem vivenciado um momento de maior consumo de produtos industrializados em virtude dos novos hábitos de trabalho e de consumo. O aumento do consumo de produtos industrializados poderia levar ao desaparecimento de alimentos relacionados a culturas locais ou a sua industrialização.

Problema de pesquisa: será que os consumidores de Lavras-MG percebem que os “quitutes” mineiros são patrimônios ameaçados a extinção? Objetivo: analisar a percepção dos consumidores sobre o efeito dos novos padrões de vida na culinária mineira.

A revisão bibliográfica do estudo abordou os temas de Comportamento do consumidor; Cultura do consumo, e alimentar; e Segmentação, padrões de consumo e atitudes.

A abordagem metodológica que propiciou esse estudo foi a quali-quantitativa, com objetivo descritivo e delineamento feito por meio de um questionário semi-estruturado on-line. O objeto de estudo foram moradores da cidade Lavras, Minas Gerais, e a amostra foi composta por 52 consumidores. Os dados foram tabulados e processados por meio do software IBM SPSS Statistics e foram utilizadas técnicas de estatística descritiva, como foco na análise de frequência.

O consumo de produtos industrializados e congelados são representativos. Dagevos e Van Ophem (2013) demonstram preocupação com o fato das pessoas consumirem produtos industrializados, sem terem noção o que estão ingerindo. Observa-se que os consumidores de Lavras percebem que os quitutes mineiros não representam um patrimônio cultural ameaçado a desaparecer.