RESUMO
Código: 717
Tema: Governo Eletrônico e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) para o Desenvolvimento

 

Abrir
Arquivo

 
Influência de Macro e Micro Fatores Na Adoção de Ti Verde: Um Estudo à Luz da Teoria da Crença-ação-resultado
 

A TI Verde é apresentada como uma resposta a pressão social e política para adoção de práticas mais sustentáveis por parte das organizações. A adoção das práticas de TI Verde pode ser realizada por qualquer tipo de empresa e é motivada por benefícios sociais, ambientais e organizacionais. Além disso, pesquisas científicas apontam outros fatores que influenciam na adoção de tais práticas, esses são: crenças pessoais dos gestores de TI e pressões do ambiente onde estão inseridas as organizações.

Este estudo tem como objetivo compreender como as crenças ambientais de gestores de TI associadas às pressões institucionais influenciam na adoção da TI Verde. E pretende responder com base no modelo de Crença-Ação-Resultado (BAO), o seguinte problema de pesquisa: Como as crenças dos gestores de TI associadas a pressões institucionais podem influenciar na adoção da TI Verde?

A revisão bibliográfica desse estudo é constituída inicialmente por uma seção sobre TI Verde–Conceito e motivadores da adoção, seguido de uma seção sobre a teoria da Crença-Ação-Resultado que serviu de aporte teórico para presente pesquisa. Na seção seguinte foram listados estudos sobre o tema para posterior comparação com os resultados. Por fim, para de atingir o objetivo da pesquisa, com base na teoria Crença-Ação-Resultado e no referencial teórico escrito foi proposto um modelo de pesquisa.

A pesquisa é classificada como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Os sujeitos participantes da pesquisa são dez gestores de TI de IES brasileiras selecionados a partir de amostragem teórica. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com auxílio de um questionário contendo 37 práticas de TI Verde mais adotadas no Brasil. A análise dos dados foi feita por análise de conteúdo categorial ou temática com o apoio do software NVivo®10 e análise de frequência.

Os macro fatores que demonstraram exercer uma maior influência na adoção da TI Verde foram: pressão mimética e fatores organizacionais. No que tange os micro fatores, apenas três gestores relataram iniciativas próprias associadas a TI Verde. Em relação a adoção das práticas de TI Verde sete dentre as dez IES pesquisadas demonstraram uma maior média de adoção entre as práticas parcialmente e totalmente adotadas. Sobre benefícios percebidos, foram citados benefícios sociais e organizacionais.