RESUMO
Código: 724
Tema: Estratégia Competitiva

 

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A Influência do Patrocínio Às Indústrias Criativa e Esportiva no Desempenho Econômico-financeiro das Empresas Patrocinadoras
 

O governo brasileiro tem criado incentivos fiscais visando atrair investimentos para áreas de cultura e esporte. Em contrapartida, as empresas viram a oportunidade de investir em cultura e esportes, por meio de patrocínios, uma ferramenta de marketing, podendo aumentar o desempenho através da difusão e valorização da marca. Assim, esse trabalho busca contribuir para as discussões relacionadas ao desempenho econômico das empresas brasileiras, evidenciando a influência da estratégia de patrocínio

Tendo por base esse contexto, no qual grandes empresas utilizam patrocínios à indústria esportiva e à criativa como estratégia mercadológica, quais são os benefícios econômicos que esta estratégia gera para as empresas patrocinadoras? Esse trabalho tem o objetivo de mensurar, do ponto de vista econômico e financeiro, a influência das ações estratégicas de patrocínio, às indústrias esportiva e criativa, das empresas brasileiras de capital aberto, no período entre 2007 a 2013.

Esse trabalho se baseia em: teorias relacionadas ao desempenho econômico como RBV e modelo ECD; também traz conceitos relacionados a prática de patrocínio e como este se tornou uma ferramenta mercadológica; e por fim, conceitos e contextualizações relacionadas as Indústrias Esportiva e Criativa no Brasil.

É uma pesquisa quantitativa. A população do presente estudo foi composta por empresas de capital aberto negociadas na BM&FBovespa e que possuía balanço social Ibase no período de 2007 a 2013, tanto no banco de dados do Ibase quanto nos relatórios anuais administrativos e de sustentabilidade publicado pelas próprias empresas. Buscando atender ao objetivo central do trabalho, realizou-se uma regressão múltipla.

A confirmação das hipóteses 1 e 2 corrobora o trabalho de Barney e Hesterly (2001) no qual afirmam que o comportamento dos agentes, ou seja das firmas, influencia no desempenho da mesma. Neste caso, a adoção da estratégia de patrocínio à indústria esportiva e à indústria criativa afeta o desempenho das empresas positivamente.