RESUMO
Código: 725
Tema: Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

 

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Antecedentes da Adoção de Aplicativos Móveis: Um Estudo à Luz da Teoria da Difusão da Inovação
 

O crescente número de usuários de dispositivos móveis tem impulsionado a utilização de aplicativos móveis. Assim, surgiram diversos tipos de aplicações – no que se refere a produtividade, diversão, localização, comunicação e outros – a fim de fornecer suporte aos indivíduos nas suas variadas tarefas. Destarte, é notada a ampla aceitação dos aplicativos, consequentemente seus desenvolvedores enfrentam o desafio de atrair a atenção dos usuários em um campo onde há uma ampla diversidade de opções.

Este estudo tem como objetivo analisar os antecedentes que contribuem para a adoção de aplicativos móveis. E pretende responder com base na Teoria da Difusão da Inovação (IDT), o seguinte problema de pesquisa: Como os antecedentes - vantagem relativa, compatibilidade, complexidade, experimentação e observabilidade - contribuem para adoção dos aplicativos móveis?

A revisão bibliográfica desse estudo é constituída inicialmente por uma seção sobre tecnologias de informação móveis, seguido de uma seção sobre aplicativos móveis. Na terceira seção foram listados artigos científicos sobre adoção de aplicativos móveis que serviram para posterior comparação com os resultados da presente pesquisa. Por fim, foi apresentada uma seção sobre a Teoria da Difusão da Inovação (IDT) utilizada como arcabouço teórico para realização do presente estudo.

A pesquisa é classificada como exploratória, com abordagem qualitativa. Os sujeitos participantes da pesquisa são dez usuários de aplicativos móveis selecionados a partir de amostragem teórica. Os dados foram coletados por meio de entrevistas episódicas semiestruturadas online que foram gravadas e transcritas. A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo categorial com o apoio de um software específico para análise de dados qualitativos, o NVivo®10.

Em relação os dispositivos utilizados para instalação dos aplicativos móveis, o smarthphone foi citado com maior frequência. Foi constatada nas entrevistas uma maior evidência dos atributos: vantagem relativa, compatibilidade, experimentação e observabilidade como influenciadores na adoção de aplicativos móveis. A utilidade percebida é ainda mais evidente na decisão de adoção de aplicativos pagos. Em contrapartida, o atributo complexidade apareceu com menor frequência nas falas dos entrevistados