RESUMO
Código: 734
Tema: Estratégia e Sustentabilidade

 

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A Adoção de Práticas Sustentáveis Sob A Perspectiva da Teoria Institucional: O Caso da Ecobike Courier
 

As organizações adotam condutas de sustentabilidade quando orientam seu alinhamento estratégico às necessidades do mercado ponderando diferentes atores que envolvem as dimensões econômica, social e ambiental. Assim, organizações que incorporam elementos legitimados, como práticas sustentáveis, tendem a ser vistas como legítimas pelo mercado, o que as leva a possuírem maiores chances de sobrevivência, além de ampliarem suas fontes de recursos.

Esta pesquisa busca responder a seguinte problemática de pesquisa: a adoção de práticas sustentáveis contribui para a legitimidade da organização? E possui como objetivo analisar como a adoção de práticas sustentáveis contribui para a legitimidade da organização.

O desafio atual das organizações é alcançar a sustentabilidade com base nas dimensões do Triple Bottom Line: econômica, social e ambiental. Para teóricos institucionais a sustentabilidade é socialmente construída e seus significados e métodos evoluem por meio de interações entre atores. Líderes implementam práticas sustentáveis influenciando a definição do que é legítimo. Assim, empresas adotam condutas realizadas em direção às pressões impostas pelo ambiente em que estão inseridas.

Este estudo de caso realizado na Ecobike Courier, a qual realiza serviços de entregas express com o uso de bicicletas. De abordagem qualitativa-descritiva esta pesquisa fez uso de entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores da organização, em adição, procedeu-se a transcrição de forma literal e com o emprego da análise documental triangularam-se os dados. Realizou-se análise de conteúdo para as categorias de análise sustentabilidade e legitimidade com auxílio do software Atlas.ti 7.0.

Os resultados evidenciaram que as três dimensões da sustentabilidade (econômica, social e ambiental) encontram-se interligadas e são complementares, de modo que as práticas sociais e ambientais possuem proximidade à dimensão econômica, bem como, esta última mantém relações com práticas sociais e ambientais. Embora a franquia não possua práticas sustentáveis padronizadas em suas unidades de negócio, a mesma atua no ambiente exteriorizando seu papel sustentável.