RESUMO
Código: 735
Tema: Governança Corporativa

 

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Reputação do Diretor-executivo e Desempenho Nas Companhias Abertas da América Latina
 

Um dos mecanismos de controle utilizados pelos acionistas tem como base o perfil dos gestores, considerando que a reputação de um gestor tende a reduzir os incentivos para um comportamento oportunístico e os custos associados à racionalidade limitada. Assim, com base na Teoria da Economia dos Custos de Transação e na Teoria da Agência, a reputação do gestor, além de reduzir tais custos, está relacionada à reputação da empresa, o que, por sua vez, pode influenciar o seu desempenho.

Destarte, questiona-se: Qual a relação entre a reputação do diretor-executivo e o desempenho empresarial em companhias abertas? A partir desse questionamento, e fundamentado nos preceitos das Teorias da Agência e da Economia dos Custos de Transação, formula-se a hipótese de que a reputação do diretor-executivo está positivamente relacionada com o desempenho empresarial. O objetivo geral é investigar a influência da reputação do diretor-executivo no desempenho empresarial em companhias abertas.

Um dos mecanismos de controle utilizados pelos proprietários tem como base o perfil dos gestores, levando-se em conta a sua reputação. A reputação de um gestor atenua os incentivos para um comportamento oportunístico e reduz os custos de transação associados à racionalidade limitada. Assim, os gestores com boa reputação teriam, de forma reduzida, os pressupostos comportamentais previstos pela Teoria da Economia dos Custos de Transação (CHILES; MCMACKIN, 1996; MIRANDA et al., 2010).

A pesquisa reúne 51 empresas latino-americanas listadas na NYSE, em 31/12/2013, e utiliza: análise descritiva e testes de Médias, Correlação e Regressão Linear Múltipla. Para mensurar a reputação dos gestores, utiliza-se uma adaptação de Niap e Taylor (2012), que avalia aspectos dos diretores-executivos (qualificação, conselhos, mandato e experiência anterior). O desempenho foi medido pelo ROA. Os dados foram obtidos na Economática®, no ranking Merco Líderes e no Relatório 20-F das empresas.

Verificou-se que os diretores-executivos (gestores) com visibilidade na mídia possuem maior reputação e que as empresas brasileiras possuem diretores-executivos com maior reputação, comparando-se-as com aquelas dos demais países analisados. A reputação do diretor-executivo influencia positivamente o desempenho. As variáveis visibilidade do diretor-executivo na mídia, a idade da empresa e o país (ser empresa brasileira ou não), demonstraram influenciar negativamente o desempenho.