RESUMO
Código: 743
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

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Processo Integrador de Formação da Estratégia e O Papel do Nível Gerencial: Um Estudo de Caso no Setor da Beleza
 

O ser e o fazer estratégico passaram a englobar não somente questões macroeconômicas relacionadas ao produto e mercado, mas também questões humanas sobre como as pessoas fazem a estratégia acontecer. Nesse sentido, a literatura passa a investigar os diversos níveis hierárquicos envolvidos no processo de formação da estratégia, com destaque para os gerentes de nível médio (NONAKA, 1988; FLOYD e WOOLDRIDGE, 1992).

A questão de pesquisa norteadora é Como ocorre o processo de formação da estratégia e como são desempenhados os papeis dos gerentes intermediários nesse processo, considerando a abordagem de Floyd e Wooldridge (1992). O objetivo dessa pesquisa é analisar como ocorre o processo de formação da estratégia e como são desempenhados os papeis dos gerentes intermediários nesse processo, considerando a abordagem de Floyd e Wooldridge (1992).

Mintzberg e Waters (1985) identificam dois tipos de estratégias, deliberada e emergente, e apresentam uma tipologia envolvendo oito tipos de formação de estratégia. Nonaka, (1988) sugere o estilo middle-up-down, baseado em estratégias integradoras. Com relação aos papeis desempenhados pelo gerente intermediário Floyd e Wooldridge (1992) expõem uma tipologia em que a gerência coordena as atividades do dia a dia de uma unidade organizacional com as atividades dos grupos verticalmente relacionados.

O estudo de caso utiliza abordagem qualitativa e descritiva. O caso selecionado é um salão de beleza de médio porte atuante há 16 anos. Foram feitas:i) entrevistas em profundidade; ii) análise de documentos; iii) observação direta. Para a análise dos dados foi usada a tática pattern matching (TROCHIM, 1989), a qual é indicada para comparar acontecimentos, comportamentos, padrões e circunstância identificados na pesquisa com o marco teórico revisado permitindo avaliar a proposição de pesquisa.

As estratégias são formadas de maneira integradora (NONAKA, 1988). Em relação aos papéis dos gerentes na formação da estratégia, encontrou-se duas gerentes, uma administrativa e outra financeira, ambas atuando de forma integradora (FLOYD; WOOLDRIDGE, 1992). A gerente administrativa atua de baixo para cima, sintetizando aos gestores de topo as informações coletadas com os colaboradores de nível operacional, e a gerente financeira atua de cima para baixo, implementando a estratégia deliberada.