RESUMO
Código: 744
Tema: Estratégias e Operações de Marketing

 

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A Proposta de Valor e O Capital Humano Nas Campanhas Publicitárias de Uma Empresa de Software
 

O setor de TI tem uma dinamicidade muito particular, com mudanças tecnológicas constantes e atuação de grandes corporações. Em empresas de serviços, mais especificamente naquelas que tem a criatividade na sua essência de negócios, o capital humano é um forte diferencial de desempenho organizacional. Este estudo, que contempla os modelos de Aaker (2007) e de Scharf (2009), representando os benefícios inseridos na proposta de valor.

A problemática de pesquisa que norteia este estudo busca saber se a proposta de valor (PV) e o capital humano (CH) são identificados em campanhas publicitárias potencial competitivo para a organização. O objetivo geral é analisar o benefício do capital humano presente na proposta de valor veiculada nos anúncios publicitários da empresa Senior, de Blumenau. Este trabalho pretende contribuir com os estudos de Scharf (2009), para quem o CH é elemento participante da PV.

Uma marca é a junção de atributos tangíveis e intangíveis, funcionais e hedonistas, visíveis e invisíveis, em uma situação econômica viável. Desta forma, é necessário que a organização desenvolva sua proposta de valor e apresente ao seu mercado. A proposta de valor é uma das dimensões do sistema de identidade da marca proposto pelos modelos de Aaker (2007) e de Scharf (2009; 2012). Os autores estabelecem benefícios funcionais, emocionais, de autoexpressão e de capital humano.

O presente trabalho está estruturado em duas etapas: a primeira, caracterizada como qualitativa, a amostra é composta por sete profissionais: gestores de produto, gestor de estratégia competitiva, gestora de relacionamento e gestora de marketing e comunicação, a técnica foi de survey com aplicação da escala de Likert e a segunda como quantitativa, de caráter descritivo, a amostra estudada foi representada pelos clientes ativos da organização, foram obtidos 147 respondentes.

A análise qualitativa foi a fase que compôs o entendimento e o envolvimento dos gestores da organização sobre o capital humano e as campanhas publicitárias. Com o apoio do software Atlas.ti foi possível identificar os elementos pertencentes a determinada dimensão mais citados pelos entrevistados. Na fase quantitativa, se realizou a análise descritiva dos dados, mais especificamente a frequência de cada um dos elementos estudados, na sequência a média.