RESUMO
Código: 757
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

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O Processo de Implementação da Estratégia e A Perspectiva da Estratégia Como Prática: Um Estudo de Caso
 

A análise do processo de formação da estratégia micro-organizacional consiste num tema de relevância para o bom entendimento do que ocorre na organização; assim como, busca a melhor maneira de administrá-la. A concepção e visão da direção selecionam, por meio da sua estratégia, o ambiente no qual a organização vai atuar (investigações sobre processo). Os estudos que consideram a estratégia-como-prática, colocam o foco em como a organização implementa suas estratégias para alcançar os resultados

Q1:Como ocorre o processo de implementação da estratégia considerando a perspectiva da estratégia-como-prática (strategy as practice ou s-as-p)? Objetivo: Analisar o processo de implementação da estratégia, considerando a perspectiva da estratégia-como-prática nas organizações que desenvolvem responsabilidade social corporativa (RSC).

Os estudos sobre estratégia têm estado presentes no campo das organizações, com investigações sobre processo e, mais especificamente, na estratégia-como-prática (strategy-as-practice) ou strategizing (Golsorkhi, Rouleau, Seidl, & Vaara, 2010) investigando a estratégia a partir do locus em que ocorre, sendo que, os resultados estratégicos são encontrados nos processos e práticas que constituem o dia a dia das atividades organizacionais.

Pesquisa qualitativa usando o método de estudo de caso. A organização selecionada foi o Hotel Sesc Cacupé Florianópolis/SC, por desenvolver o Projeto Manejo de Resíduos Orgânicos. Foram utilizadas as técnicas de entrevista, análise de documentos e observação direta para responder à questão de pesquisa. A análise de dados foi por meio da análise da narrativa e comparação de padrões (pattern matching).

A interação, indicada na proposição, foi encontrada no projeto Manejo de resíduos orgânicos sendo implementado. Cada fase do projeto pôde ser identificada como uma prática que abarca ações interdependentes executadas pelos envolvidos nessas fases. O sucesso da implementação é devido à adequação desta intersecção (prática+práxis+praticantes) como parte decorrente do processo de formação da estratégia explicitado inicialmente no BS da organização.