RESUMO
Código: 758
Tema: Informação Financeira

 

Abrir
Arquivo

 
Desempenho Econômico-financeiro de Conjuntos de Operadoras de Planos de Saúde: Uma Análise Comparativa
 

Frente à crescente concentração do setor de saúde suplementar as exigências impostas pela ANS passam a ser de interesse ainda maior por parte dos beneficiários, uma vez que o seu cumprimento é um requisito às operadoras manterem o seu registro ativo junto a ANS. Por isso, compreender o desempenho econômico-financeiro das operadoras de planos de saúde é uma questão necessária. O desempenho serve como medida de avaliação da atuação das operadoras, bem como base de orientação para a tomada de decis

Como se comporta o desempenho econômico-financeiro de conjuntos de operadoras de planos de saúde, considerando os critérios de porte, a região de atuação e a modalidade? O objetivo geral consiste na análise comparativa do desempenho econômico-financeiro dos agrupamentos de operadoras, verificando quais deles apresentam um desempenho médio superior por meio de índices selecionados. Objetivo específico: apresentar uma agenda de pesquisa com base nos resultados alcançados.

O desempenho econômico-financeiro pode ser conceituado como a avaliação do desempenho de uma ou várias empresas com base nos resultados da aplicação dos recursos de produção em termos de geração de valor econômico e financeiro (MATITIZ; BULGACOV, 2011). Ou seja, desempenho econômico-financeiro está relacionado com a gestão financeira da empresa. Seu conhecimento permite o controle dos orçamentos e previsões realizadas, bem como a fundamentação dos investimentos futuros necessários (GITMAN, 2004)

Duas etapas: 1) cálculo dos índices-médios de desempenho econômico-financeiro dos grupos propostos para análise – por porte, região e modalidade, seguindo a abordagem de Matarazzo (2010); 2) análise comparativa dos índices médios calculados dentro de cada conjunto. O Teste-F é usado para inferir sobre a diferença estatística significativa entre os índices médios ao nível de significância de 5% (HAIR et al, 2005). Os resultados serão inferidos com 95% de certeza.

Verificou-se quais conjuntos de operadoras de planos de saúde tiveram um desempenho médio superior significativo nos índices selecionados. Esse resultado está apresentado no Quadro 2. Por porte, destacam-se as operadoras de pequeno porte em relação ao índice de liquidez corrente. Por região, destaca-se a região Sul, em relação ao Endividamento de Curto Prazo, Liquidez Corrente e Sinistralidade. Por modalidade, destacam-se Seguradoras, Autogestão, Medicina de Grupo, Filantropia (todos os índices)