RESUMO
Código: 759
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Qualitativos Dedutivos

 

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A Influência do Marketing no Consumo Infantil
 

O marketing televisivo atrai cada vez mais consumidores infantis, algo que há algum tempo está sendo estudado por profissionais de comunicação e marketing, diante da necessidade de conhecer os consumidores e de que forma a propaganda tem influenciado o aumento do consumo infantil. Para tanto, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a influência do marketing no comportamento de compra do público infantil.

A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a influência do marketing no comportamento de compra do consumidor infantil. Foram definidos os seguintes objetivos específicos: identificar os principais instrumentos de marketing para a sensibilização do público infantil; verificar o impacto da publicidade por meio televisivo, ou outros mídias sociais, sobre o comportamento de compra do público infantil; analisar o papel da criança na decisão de compra dos pais e/ou adultos.

A maior responsabilidade que um adulto pode assumir é orientar bem as crianças de hoje. Isso não e responsabilidade só dos pais ou responsáveis, mas sim de toda a sociedade. Por isso a necessidade de se estabelecer uma relação adulto- criança no mundo de hoje (SILVA e VASCONCELOS, 2012, pág. 21). As crianças não estão apenas influenciando as escolhas, elas estão realmente fazendo as compras, com o seu próprio dinheiro ou com o dinheiro da família.

A abordagem utilizada foi desenvolvida por meio de uma pesquisa qualitativa que descreveu a complexidade dinâmica do alcance do marketing infantil e o desenvolvimento de consumidores conscientes desde a tenra idade. Esse processo também auxiliou a determinação do problema e a interação de certas variáveis, compreender e classificar os processos dinâmicos vividos por grupos sociais, no caso o de consumidores infantis. (Diehl e Tatim, 2004 p. 52).

De acordo com os dados constantes em tabela constante na tabela 1, observa-se que 29% das crianças que responderam o questionário tem 9 anos de idade. Esta faixa etária é aquela em que as crianças assumem uma postura mais ativa nas suas escolhas em relação a marcas e produtos, Perguntadas sobre o conhecimento de novas tendências do mercado, cerca de 26% das crianças responderam que tomam conhecimento através da televisão.As crianças de 7 e 8 anos são as que mais são atingidas pela propaganda