RESUMO
Código: 765
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Capacidades Dinâmicas Gerenciais e Desempenho Financeiro: Uma Análise de Variância Entre O Capital Humano e O Roa das Organizações Listadas Na Bm&fbovespa
 

O campo das capacidades dinâmicas com sua conceituação e a sua relação com a estratégia corporativa vem se constituindo como um tema de considerável significância para pesquisas na área de negócios. Voltando-se para área gerencial, é investigado se as capacidades dinâmicas exercem influência no desempenho financeiro organizacional.

Problema de pesquisa: Qual a relação entre as capacidades dinâmicas gerenciais e o desempenho financeiro? Objetivo: Investigar a relação entre as capacidades dinâmicas gerenciais e o desempenho financeiro.

Capacidades dinâmicas estariam intrínsecas a três elementos pertencentes à organização (processo organizacional, trajetória e posição) referem-se às capacidades dinâmicas como elementos pertencentes aos indivíduos tomadores de decisão. Este conceito de capacidades dinâmicas gerenciais foi introduzido por Adner e Helfat (2003), com o objetivo de explicar as diferenças existentes nas decisões gerenciais da estratégica corporativa substanciadas pelos elementos: capital humano, social e cognição.

A pesquisa é denominada como pesquisa transversal adotando a abordagem quantitativa. A coleta de dados da variável dependente ROA (retorno sobre ativo) foi realizada na base do sistema Economática, cujos dados coletados foram: Lucro líquido e o Ativo total das empresas. As variáveis independentes verificadas no presente estudo estão relacionadas aos perfis dos gestores que compõem o Conselho de Administração da amostra de empresas constantes nos níveis de Governança Bovespa Mais e Novo Mercado.

H1: Empresas que possuem, na média, maior número de gestores com pós-graduação H2: Empresas que possuem, na média, maior número de gestores com formação em escolas de negócio e engenharia H3: Empresas que possuem, na média, maior número de gestores com formação em universidades/faculdades de elite H4: Empresas que possuem, na média, gestores com experiência profissional (tenure) maior que 10 anos