RESUMO
Código: 775
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
Desenvolvimento de Uma Sistemática Para Acompanhamento de Alunos e Egressos Sob A Perspectiva da Gestão de Projetos
 

A CAPES sinalizou a importância de acompanhar a atuação profissional dos alunos egressos como forma de medir a qualidade dos cursos. Pesquisas indicam diversos obstáculos associados ao acompanhamento dos egressos. Além disso, IES são organizações complexas e demandam um tipo particular de gestão. Tais especificidades e entraves justificam que as IES invistam no desenvolvimento de um projeto que lhes permita acompanhar os egressos, considerando a necessidade dos envolvidos no processo.

Considerando as particularidades da gestão em IES e a necessidade de acompanhar a trajetória do aluno egresso em programas de pós-graduação stricto sensu, é preciso planejar e desenvolver adequadamente um projeto educacional para esta finalidade, com vistas à obtenção do melhor resultado. Assim, esta pesquisa busca identificar como desenvolver uma Sistemática para acompanhamento de alunos e egressos em programas de pós-graduação, considerando a necessidade dos envolvidos no processo.

A fundamentação teórica envolveu pesquisa sobre Gestão de IES, incluindo especificidades da pós-graduação e a regulamentação CAPES, como influenciadores do planejamento e da execução dos projetos educacionais. Os principais autores utilizados foram: Meyer Jr., Pascucci e Mangolin, (2012) e Mintzberg e Rose (2003). O estudo também contemplou investigação sobre as práticas e dificuldades inerentes ao acompanhamento do egresso (Barnard & Rensleigh, 2008; Haynes & Davidson-Shivers (2005).

Esta é uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, natureza exploratória descritiva e o método utilizado para a sua condução foi a pesquisa-ação, que é indicado para a resolução de problemas coletivos instalados dentro de um contexto organizacional e com a colaboração de atores – neste caso, desenvolver uma Sistemática para Acompanhamento de Alunos e Egressos. A pesquisa foi desenvolvida em quatro fases: exploratória, principal, ação e avaliação.

A sistemática proposta para acompanhamento dos alunos e egressos combina meios para cumprir recomendações governamentais e ações para atender as demandas do público alvo, identificadas a partir de pesquisa de campo e benchmarking. Espera-se contribuir com as discussões científicas sobre o tema “acompanhamento do egresso”, que geralmente versam sobre a importância ou as dificuldades inerentes ao relacionamento entre IES e egresso e que pouco se ocupam de propor soluções.