RESUMO
Código: 778
Tema: Cluster e Redes de Negócios

 

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Clusters Comerciais: Estudo Sobre Uma Aglomeração de Lojas Têxteis em São Paulo
 

As alterações ocorridas ao final do século XX devido às mudanças relacionadas com aspectos globais estão introduzidas em um contexto de reestruturação produtiva (BRUSCO et al, 1996; SABÓIA, 2001) De acordo com o princípio da vantagem competitiva proposto por Porter (1998), estar localizado em um modelo de cluster é benéfico para as empresas. Mais recentemente, aplicando-se tal conceito ao setor de comércio sob o termo de clusters comerciais (ZACCARELLI et al, 2008).

O objetivo deste estudo é identificar as principais características de um modelo de cluster comercial localizado no bairro do Brás, município de São Paulo (SP), por meio da utilização do modelo elaborado por Zaccarelli et al. (2008), a fim de, mensurar suas métricas para avaliação de clusters comerciais, bem como métricas alternativas de acordo com a formação do aglomerado.

A revisão teórica elencada aborda os conceitos de clusters e clusters comerciais, com ênfase para a evolução dos clusters comerciais ao longo dos anos e seus efeitos competitivos, a pesquisa dispõe de quadros, tabelas e figuras para visualização e interpretação das informações descritas.

Foi realizado um estudo descritivo, a fim de, se descrever o fenômeno estudado e suas características (GIL, 2010) por meio de coleta de dados com fontes primárias e secundárias. Foram aplicados um total de 40 questionários aos lojistas da região mencionada, com notas dispostas numa escala de 1 a 10 (sendo ‘1’ a nota mais baixa e ‘10’ a nota mais alta) para cada um dos fundamentos avaliados no comércio varejista de segmento têxtil localizadas no bairro do Brás.

Os fundamentos com as melhores notas são: equilíbrio com ausência de posições privilegiadas; complementaridade por utilização de subprodutos; cooperação entre empresas e cultura da comunidade adaptada ao cluster. Já os fundamentos: caráter evolucionário por introdução de tecnologias e estratégia de resultado orientada para o cluster obtém resultado pífio devido a pouca ou nenhuma informação por parte dos lojistas sobre as vantagens relacionadas à criação de uma agente supra-empresa.