RESUMO
Código: 779
Tema: Gestão Estratégica de TI e Governança de TI

 

Abrir
Arquivo

 
O Papel da Ti Para As Organizações Segundo A Resource-based View: Os Impactos Estratégicos das Aplicações de Ti
 

A resource-based theory of competitive advantage segundo Furrer et al. (2008) é uma abordagem estratégica a respeito do uso dos recursos para se atingir a vantagem competitiva, que tem foco na relação entre os recursos e a performance das empresas. Nesse contexto o artigo aborda os recursos de TI como um elemento importante para uma organização ter um desempenho superior aos seus concorrentes, sendo que a importância estratégica da TI pode variar entre as organizações.

A questão principal da pesquisa é entender a seguinte questão: “Quais são os tipos de aplicações que têm um impacto estratégico maior na visão dos consultores de TI?”. E este artigo tem como objetivo geral avaliar e discutir o papel da TI, segundo os princípios da RBV, e os impactos estratégicos das aplicações de TI nas empresas que contratam serviços de consultorias em TI.

É apresentado uma revisão bibliográfica sobre: - A resource-based view: apresentação dos principais princípios dessa corrente de gestão estratégica. - A resource-based view sob a ótica da TI: apresentação de um olhar detalhado da RBV sobre os recursos de TI. - O impacto estratégico das aplicações de TI: apresentação dos conceitos do "Grid estratégico de McFarlan". - Os recursos de TI como vantagem competitiva: apresentação das vantagens competitivas proporcionadas pelos recursos de TI.

Foi realizado um estudo de caso com um caráter qualitativo e descritivo. Para realizar o estudo de caso foram seguidos os passos a seguir: - Definição da estrutura conceitual teórica: mapa da literatura, delimitação do escopo de trabalho e delineamento da proposição. - Planejamento dos casos: seleção das unidades de análise e definição dos meios de coleta de dados. - Coleta de dados: entrevistas estruturadas com consultores de TI. - Análise dos dados e geração do relatório.

Esse tópico foi quebrado em duas partes: 1. Entender o perfil dos entrevistados. 2. Buscar o entendimento do objetivo e da questão problema do trabalho: 2.1 Classificação das empresas que contratam consultorias de TI no "Grid estratégico de McFarlan"; 2.2 Identificação dos principais benefícios, vantagens competitivas e impactos estratégicos das aplicações de TI oferecidas pelas empresas dos consultores de TI entrevistados para seus clientes;