RESUMO
Código: 786
Tema: Estratégia Corporativa e de Stakeholders

 

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Interesses, Demandas e Valor Para Stakeholders: Um Estudo Bibliográfico
 

A abordagem de stakeholders tem sido uma ferramenta poderosa para ampliar a visão dos gestores sobre seu papel e suas responsabilidades além da maximização do lucro. Dentro dessa abordagem vários relações entre organização e seus stakeholders podem ser vistas de vários ângulos diferentes, entre eles os interesses dos stakeholders, suas demandas e valor para os stakeholders.

Esse trabalho busca responder à seguinte questão de pesquisa: como os conceitos de interesses, demandas e valor para stakeholders têm sido utilizados e relacionados entre si na literatura? Foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: levantar se existe ordem cronológica quanto ao uso desses conceitos na literatura de stakeholder; descrever o uso dos conceitos de interesses, demandas e valor na literatura de stakeholder; levantar como os estudos têm relacionado esses termos entre si.

Segundo Donaldson e Preston (1995) stakeholders são pessoas ou grupos com interesses legítimos para a atividade empresarial. Os stakeholders são identificados por seus interesses na organização, desde que a empresa também possua interesse funcional correspondente nessas pessoas ou grupos. Neste trabalho, em busca de dar suporte para a análise de dados são abordados os conceitos de interesses dos stakeholders, demandas de stakeholdes e valor para stakeholdes.

Este estudo pode ser classificado como qualitativo exploratório descritivo, quanto ao método foi realizada uma pesquisa bibliográfica e os dados para a pesquisa foram coletados da base de dados Web of Science. A metodologia considerada mais adequada para foi a análise de conteúdo. Foram selecionados apenas os artigos nos quais os temas interesses, demandas ou valor estavam entre os temas centrais do artigo.

Quanto ao uso dos conceitos foi possível perceber que interesses para stakeholders geralmente é tratado principalmente quanto ao conflito de interesses entre diferentes stakeholders, sua pluraridade e a busca para equilibrar os interesses de seus diferentes stakeholders. Demandas dos stakeholders apresentou-se frequentemente junto aos conceitos de CSR e/ou com CSP. O conceito de valor para stakeholders se mostra não muito explorado, principalmente quanto a teste empíricos do conceito.