RESUMO
Código: 790
Tema: Marketing, Sociedade e Outros Temas

 

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Qualidade de Vida Subjetiva e Satisfação Com As Condições de Consumo no Nordeste
 

Os avanços que contribuem para o progresso do marketing voltado para a sociedade é debatido pela escola do macromarketing, que tem o propósito de entender, explicar, esclarecer e prever os efeitos decorrentes do sistema de marketing na sociedade, esclarecendo o papel do sistema e as possíveis melhorias que podem ser adotadas pelas organizações públicas e privadas para suprir as necessidades da comunidade.

Analisar a qualidade de vida subjetiva do consumidor, mediante adaptação da escala de Sirgy et al. (2008), ao se presumir que esta seja apropriada para mensurar a satisfação com o acesso ao consumo, preparo e montagem, consumo de produtos e bens, satisfação com serviços, posse, manutenção e reparo, e com as condições de descarte. Este estudo é precursor na abordagem de qualidade de vida percebida mediante as condições de consumo em contextos geográficos nordestinos.

O pressuposto conceitual de satisfação do consumidor é que se torna elevado quando estão satisfeitos com os estabelecimentos nos quais realizam suas compras (SIRGY; LEE; HAHTZ, 2007). Desta forma, o referencial teórico aborda os fundamentos sobre qualidade de vida percebida, marketing e satisfação, levando em consideração as condições locais (SIRGY et al., 2008), visto que, a satisfação percebida refere-se a uma avaliação cognitiva ou julgamento do próprio consumidor referente à sua vida (DIENER

O instrumento de pesquisa foi aplicado com 500 respondentes, objetivando capturar a heterogeneidade da amostra, nas cidades de Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa e Recife, o que, segundo Hair et al. (2005), é uma quantidade suficiente para estimar bem correlações entre as variáveis. A seguir, foram realizados os procedimentos de análise preliminar (descritiva, exploratória das variáveis dos construtos, correlação e de consistência interna), análise fatorial exploratória e análise das hipóte

Os resultados apontam que as correlações apresentadas, corroboram com a suposição inicial de que IGQV e SVG, são interferidas pelos construtos apresentados nesse estudo. Assim, a análise dos dados supõe que as variáveis condições de acesso ao consumo, condições de preparo e montagem, consumo de produtos e bens, satisfação com serviços públicos, especiais e de lazer, posse de produtos, manutenção e reparo e as condições de descartes influenciam na qualidade de vida subjetiva dos participantes.