RESUMO
Código: 794
Tema: Dimensões Humanas, Culturais e Sociais da Inovação

 

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A Influência de Embalagens Inovadoras: Um Levantamento Sobre O Mercado de Produtos Cosméticos.
 

O artigo focaliza a influência de embalagens inovadoras sobre as vendas de produtos cosméticos, mercado marcado pela forte relação com as tendências da moda, constantes lançamentos de novos produtos e uso de embalagens no processo de comunicação e convencimento do consumidor. A pesquisa é justificada pelo crescimento do mercado e pela possibilidade de contribuir para a ampliação da literatura sobre gestão da inovação, design de embalagens e difusão da inovação em setores diferentes de tecnologia

O presente estudo é norteado pela seguinte questão de pesquisa: Qual a influência de embalagens inovadoras sobre as vendas de produtos cosméticos? A partir dessa pergunta, apresentam-se como objetivo geral i) medir influência de diferentes tipos de inovação em embalagem sobre as vendas de produtos cosméticos e, como objetivo específico, ii) verificar a aderência da Teoria da Difusão da Inovação ao ciclo de adoção de produtos cosméticos com embalagens inovadoras.

A revisão da literatura contribuiu para a construção das variáveis medidas na parte empírica. A partir do trabalho de Azzi, Battini, Persona e Sgarboss (2012), foram extraídos os fatores utilizados no design de embalagens: segurança, marketing, logística, sustentabilidade e ergonomia. Essas variáveis estão relacionadas ao objetivo geral. O livro de Rogers (1962) estabelece os conceitos basilares da teoria da difusão da inovação, contribuindo para alcançar o objetivo secundário.

Esta pesquisa se enquadra no polo quantitativo, com objetivo descritivo. Foi conduzida uma pesquisa levantamento com 72 profissionais da área de vendas no Brasil, por meio de questionários on-line e coletas presenciais. Essa estratégia se demonstrou adequada para medir a influência de diferentes fatores utilizados no design de embalagens inovadoras (segurança, marketing, logística, sustentabilidade e ergonomia) e para testar a aderência da teoria da difusão da inovação ao mercado em questão.

No que tange à primeira parte do estudo, foi constatado que todos os cinco fatores de design contribuem para oscilações na demanda de produtos cosméticos com embalagens inovadoras. Merece destaque o fato de sustentabilidade ter obtido o resultado mais baixo. A difusão da inovação no mercado cosmético, segundo os dados coletados, é estimulada por influências externas – como TV, blogs, redes sociais e endosso de celebridades – e revela grupos de consumidores bastante heterogêneos.