RESUMO
Código: 802
Tema: Governança Corporativa

 

Abrir
Arquivo

 
Governança Corporativa: Participação e Processo Decisório no Cooperativismo
 

Este estudo parte do princípio de que a participação dos associados nas discussões e deliberações dos temas estratégicos da cooperativa é uma questão essencial para a efetivação de boas práticas de governança. A participação nos espaços de governança corporativa, não apenas para conferir legitimidade às decisões dos gestores, mas, também, para incidir na gestão a respeito das questões estratégicas e de sustentabilidade financeira.

Problema: como os mecanismos de governança instituídos no ambiente das cooperativas possibilitam a participação dos associados nas questões estratégicas e no monitoramento dos resultados? Objetivo: analisar aspectos relacionados aos mecanismos de governança instituídos na cooperativa que possibilitam aos associados à participação nas definições estratégicas e no monitoramento dos resultados.

A teoria sobre governança evidencia que um dos problemas existentes nas grandes empresas é a separação entre propriedade e controle, que possibilita a geração de conflitos entre as partes interessadas (Lameira & Ness Júnior, 2011). A governança das sociedades cooperativas é o sistema de relações que o quadro de associados institui para a gestão dos interesses dos cooperados visando à satisfação, à transparência e à produção de resultados.

Foi realizado um estudo exploratório de natureza qualitativa, envolvendo a triangulação de dados a partir das seguintes fontes: análise documental, entrevistas com conselheiros e observação. No plano de análise do estudo empírico foram articuladas as para obter uma visão mais aprofundada e detalhada dos objetivos deste estudo.

Assinala-se que a Creral desenvolve ações para atender ao princípio da gestão democrática, através de um modelo de governança que propicia a participação direta dos associados. O conselho de administração é considerado um espaço de direção estratégica da cooperativa. A descentralização da gestão com a criação dos conselhos de líderes e do conselho ampliado propicia um nível maior de participação dos associados nas discussões de natureza estratégica.