RESUMO
Código: 806
Tema: Economia de Empresas

 

Abrir
Arquivo

 
Mudança Institucional e As Relações Entre Produtores Rurais e O Segmento Processador de Leite no Brasil.
 

Recentes mudanças no SAG do leite; fizeram com que empresas e fornecedores mudassem: Quais os impactos da Instrução Normativa 62 nas relações entre produtores rurais e laticínios no SAG do leite no Brasil? Nas regiões produtoras de leite entrevistadas o impacto da IN foi sentido de diferente forma. Em Castro, as regras não alteraram as relações entre produtores e processadores, uma vez que as estas já eram uma pratica na região. Palavra chaves: Mudança Institucional.

Com as alterações no ambiente institucional provocam reflexos no ambiente competitivo e influenciam diretamente a estrutura de governança adotada. A depender da forma como esta dinâmica modifica os custos de transação envolvidos nas relações entre os agentes produtivos do SAG, novo redesenho das estratégias será verificado (WILLIAMSON, 1991; MURRIS, SHEFFMAN e SPILLER, 1992).Quais os impactos da Instrução Normativa 62 nas relações entre produtores rurais e laticínios no SAG do leite no Brasil?

Toma-se como base a lógica de argumento de Joskow (1995) que agrupa as três correntes teóricas para analisar o contexto das estratégias das firmas econômicas e que auxiliará na compreensão dos aspectos organizacionais e comportamentais das firmas no contexto lácteo. Fundamenta na análise de Organização Industrial (OI). a Nova Economia Institucional (NEI), na sua visão macro, que tem como principal autor Douglas North (1990). A terceira corrente, ramo micro da NEI, é a ECT.

Os procedimentos metodológicos adotados. Este artigo utiliza de abordagem do tipo qualitativa, focada no estudo de caso múltiplo e quantitativo, com produtores de Ponte Nova – MG. Já em Castro PR, foram aplicados questionários em amabas regioes no sentido de analisar com profundidade o impacto da mudança institucional na estratégia nas relações das empresas.

Os 60 produtores entrevistados, foram separados por estratos de produção diária de leite: i. Estrato I: produção com limites de 100 litros, considerado pequeno produtor; ii. Estrato II: produção entre 101-400 litros classificado como médio produtor; iii. Estrato III: produção acima de 400 litros diários, classificado como grandes produtores.