RESUMO
Código: 810
Tema: Gestão de Operações em Serviços

 

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A Gestão Estratégica de Operações A Partir da Governança Cooperativa e da Gestão do Conhecimento
 

A aplicação das boas práticas da governança corporativa constitui um importante diferencial de sucesso e uma vantagem competitiva para as organizações. A governança vêm ao encontro das cooperativas de crédito, em virtude de atendimento às exigências legais de cada país, bem como para a organização interna e externa e a definição de papéis importantes ao seu bom funcionamento. Para que exista uma boa governança é necessário a gestão dos conhecimentos por parte de todos os seus agentes.

O problema que norteia o presente trabalho é: Como a Governança Cooperativa pode contribuir para a Gestão Estratégica de Operações na Cooperativa a partir da Gestão do Conhecimento? Assim, este artigo tem como objetivo analisar como a governança cooperativa contribui na gestão estratégica de operações a partir da gestão do conhecimento em uma cooperativa de crédito.

O estudo foi elaborado levando em consideração a governança cooperativa e seus papeis (HUNG, 1998), a gestão do conhecimento (NONAKA; TAKEUCHI, 1997) e a gestão estratégica de operações (OLIVIER, 1999; MATOS, 2000; OVERHOLT, 2000; BELMIRO, 2002; KOTLER, 1993; TAKAHASHI; TAKAHASHI, 2007).

O trabalho possui uma abordagem qualitativa e exploratória utilizado um estudo de caso único. O estudo de caso foi realizado na Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Sicredi Centro Serra RS, que possui 160 colaboradores, em 14 municípios, com mais de 50.000 associados entre pessoas físicas e jurídicas. Foram selecionados os 16 principais executivos da empresa ocupando cargos do alto escalão da organização sendo analisados os dados com análise de conteúdo.

Os resultados mostram que a governança bem estabelecida, auxilia nas interligações com outras instituições e com a sociedade em geral. Além disso, através da transparência, gera credibilidade a associados. Os conhecimentos contribuem para que a cooperativa elabore suas estratégias e planejamentos em longo prazo de suas políticas e objetivos, assim como de estratégias em relação a atendimento, velocidade de atendimento, flexibilidade, segurança, acesso e no desenvolvimento de produtos e serviços.