RESUMO
Código: 817
Tema: Temas Livres: Micro Empreendedor Individual, Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, e Redes Empreendedoras: Franquias

 

Abrir
Arquivo

 
Uma Análise Sobre O Processo de Escolha e Decisão de Internacionalização de Uma Franqueadora de Alimentos
 

O sistema de franchising consiste em uma relação baseada em um contrato de longo prazo entre o franqueado e o franqueador. Dessa forma, o sistema de franchising é uma estratégia cooperativa que as empresas adotam para diminuir os riscos e compartilhar competências. Em todo o mundo, o franchising tem grande importância econômica e social. Devido à essa importância foi desenvolvido esse estudo análise o processo de escolha e decisão de internacionalização de uma franqueadora de alimentos.

O problema estudado por este trabalho pode ser resumido na seguinte questão de pesquisa: Como se dá o processo de decisão de internacionalização de uma franqueadora de alimentos e quais são os principais fatores considerados nessa decisão? O objetivo geral deste trabalho é analisar o processo de internacionalização de uma franquia do setor de alimentos.

Na revisão bibliográfica foi desenvolvida a definição de sistema de franchising. Os estudos acadêmicos sobre franchising têm como suporte três teorias principais, especialmente para tratar dos processos de internacionalização de franquias: Escassez de recursos, Teoria da Agência, Teoria da forma plural. Foi estudado o fenômeno da globalização, internacionalização de empresas com base na teoria de Uppsala e fatores que interferem no processo de internacionalização com base em diferentes autores.

O tipo de pesquisa escolhido foi o qualitativo. O método de pesquisa adotado foi o de estudo de caso único. Foi produzido um estudo de caso com a Empresa Q. A pesquisa foi desenvolvida com base em entrevista pessoal realizada com o gestor da organização. Posteriormente foi feita uma pesquisa qualitativa exploratória com a empresa de consultoria J Associados. Essa empresa auxiliou na elaboração de um plano de negócios para expansão da marca da Empresa Q através de franquias.

Como resultados obtidos foi possível identificar pontos importantes para a pesquisa. Os dados coletados foram consolidados em um esforço de síntese. Foram produzidas tabelas com o intuito de comparar a teoria com os dados obtidos na pesquisa com o empresário da Empresa Q e informações fornecidas pela consultoria que participou no processo de internacionalização da empresa.