RESUMO
Código: 818
Tema: A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

 

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Cognição e Afetividade Nas Trajetórias Empreendedoras das Mulheres da Cidade do Natal – Rn
 

O empreendedorismo vem sendo explorado em diversas pesquisas, pelo papel que desempenha na economia e no desenvolvimento de regiões e países. Os empreendedores são os principais atores nesse processo e têm suas ações influenciadas por aspectos cognitivos e afetivos, que correspondem a aspectos que influenciam na geração de ideias e reconhecimento de oportunidades, e aos sentimentos que os indivíduos experimentam ao longo de suas vidas.

O estudo tem como objetivo compreender a influência dos aspectos cognitivos e afetivos nas trajetórias de mulheres empreendedoras na cidade do Natal/RN. Responde, baseado em Nassif, Ghobril e Silva (2010), à seguinte questão: Como se dá a influência dos aspectos afetivos e cognitivos nas trajetórias de mulheres empreendedoras da cidade do Natal/RN? Tais aspectos foram analisados sob o enfoque do empreendedorismo feminino, por ser uma abordagem que vem ganhando relevância nos últimos anos.

A revisão bibliográfica traz o debate geral sobre empreendedorismo feminino. O tema competências foi discutido como base para o modelo de Nassif, Ghobril e Silva (2010), que concentra-se nos atributos pessoais do empreendedor ao abordar os aspectos cognitivos e afetivos presentes nas suas ações e permite uma análise dinâmica da evolução destes atributos no decorrer do percurso do empreendimento e sua interação com os elementos do ambiente.

Julgou-se oportuno a realização de um estudo qualitativo, norteado pelas abordagens que tratam dos aspectos cognitivos e afetivos da ação empreendedora, sintetizadas no modelo utilizado. Devido às características do estudo, a modalidade história oral temática foi a escolhida. Como método de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez empreendedoras da cidade do Natal - RN. Para a análise dos dados, foi escolhido o método de análise de conteúdo.

A pesquisa identificou que as empreendedoras da cidade do Natal iniciam suas trajetórias movidas pelo desejo e/ou oportunidade de fazerem o que gostam e se apoiam principalmente nas relações amigo/família. Na fase inicial, são motivadas por aspectos cognitivos e afetivos, porém os afetivos demonstraram maior influência. No transcorrer de suas histórias enquanto empreendedoras, os aspectos afetivos continuam influenciando suas ações, no entanto, os cognitivos aumentam e se desenvolvem.