Assim como qualquer organização, a empresa em estudo possui o desafio de alocar corretamente seus recursos, de forma a obter eficácia e eficiência em seus projetos.
Nesta perspectiva, diferenciar os escopos e produtos finais de Pesquisa de Marketing e Design Thinking é fundamental para que as verbas e esforços sejam distribuídos corretamente.
Primeiramente, é necessário esclarecer quais são os objetivos e resultados desejados pela área de negócio solicitante, pois os projetos de Pesquisa de Marketing e de Inovação de Produto entregam diferentes produtos finais, - de acordo com o específico contexto organizacional e cultural da empresa em estudo.
Em segundo lugar, apresentar as diferenças de processo entre as duas abordagens mostra-se de grande utilidade para explanação sobre as diferenças.
Através da comparação de objetivos e planos de trabalho de Pesquisas de Marketing e planos de trabalho propostos por agências de Design Thinking, é possível evidenciar as diferenças existentes entre estas duas abordagens.
Apresenta-se uma análise comparativa entre tradicionais projetos de pesquisa realizados pela empresa em estudo e projetos de Design Thinking executados com agências internacionais especializadas.
Ao posicionar a abordagem de Design Thinking como elemento-chave para o desenvolvimento de conceitos e produtos inovadores para a América Latina, a empresa em estudo estabelece uma clara e útil diferenciação entre o tradicional departamento de Pesquisa de Marketing e o recente Grupo de Inovação de Produto (responsável por aplicação de Design Thinking), evitando a má alocação de recursos e ineficácia inerente à duplicação de atividades por diferentes áreas de uma mesma empresa.
|