RESUMO
Código: 824
Tema: Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

 

Abrir
Arquivo

 
Estudo Comparativo da Utilização do Sistema de Informação de Custos Para Subsidiar A Tomada de Decisão das Unidades das Forças Armadas Brasileiras
 

O sistema de custos é uma poderosa ferramenta de controle gerencial que contribui com decisões mais precisas e fundamentadas para avaliar a qualidade dos gastos e realizar um planejamento. Mauss e Souza (2008), corroboram com a pesquisa de Araújo (2011) afirmando que o sistema de custos será o principal instrumento para que haja um controle gerencial eficiente e decisões mais precisas e fundamentadas, tanto para avaliar a qualidade do gasto público e os próprios gestores públicos.

A presente discussão enseja o seguinte problema de pesquisa: Qual a experiência do Comando da Aeronáutica e da Marinha do Brasil no uso do Sistema de Informação de Custos após sua implantação? Desta forma, este estudo propõe descrever a experiência no desafio da implantação do Sistema de Informação de Custos (SIC) em dois órgãos do governo federal brasileiro, bem como analisar se as informações geradas pelo sistema são utilizadas pelo gestor em sua tomada de decisão.

A revisão bibliográfica abordou principalmente artigos, dissertações, teses, livros e normas que se relacionem com o sistema de custos no setor público. Dias et al. (2009) mencionam que a gestão de custos na administração pública tem sido apontada como instrumento gerencial indispensável ao controle dos gastos públicos, assim como também na avaliação de desempenho e economicidade. Essa ideia é ratificada pelas legislações vigentes, onde tais práticas já deveriam estar sendo adotadas há décadas.

Para alcançar o objetivo da pesquisa, foi realizado um estudo de campo comparativo com unidades da Aeronáutica e da Marinha do Brasil, sendo utilizada a metodologia descritiva e abordagem qualitativa, com aplicação de questionário e entrevista com questões abertas e com escala Likert, visando identificar a motivação da utilização do Sistema de Informação de Custos nesses órgãos. Os dados foram apresentados por meio de tabelas e quadros e comparados entre as entidades analisadas e literatura.

Diante do presente estudo é possível identificar que os órgãos estudados já tinham seus centros de custos determinados anterior a implantação do SIC despontaram e minimizaram as dificuldades no momento da sua implantação, pois os conceitos de custos já estavam conhecidos e frequentes na cultura temporal dos órgãos pesquisados. No entanto, identificou-se que a utilização dos dados gerados pelo SIC para tomada de decisão ainda é incipiente, devido a baixa demanda do gestor por tais informações.