RESUMO
Código: 828
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
Atributos de Permanência de Alunos em Cursos de Graduação:
 

O ensino superior no Brasil tem passado por diversas mudanças nas últimas décadas, a oferta de vagas, ainda que aquém da necessidade, tem se mantido crescente, ao passo que, observada a realidade das instituições de ensino superior no Brasil, quando se analisa o número de ingressantes e concluintes nos cursos de graduação oferecidos por essas instituições, a permanência dos alunos nos cursos escolhidos, indica tratar-se de um problema generalizado e que se justifica estudos nesta temática.

Este estudo teve como problema de pesquisa: Quais são os atributos de permanência de alunos em uma instituição pública de ensino superior? Buscando responder ao problema de pesquisa, o presente estudo teve como objetivo investigar os atributos de permanência de alunos de uma IES pública de Ensino Superior; e objetivos específicos: (a) caracterizar os alunos pesquisados; (b) descrever os atributos de permanência destes alunos; (c) identificar quais atributos influenciam na permanência de alunos.

O tema, permanência e evasão, possui tamanha importância para as IES públicas que levou o MEC, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), a instituir, em Novembro de 2013, um Grupo de Trabalho composto por membros da SETEC, do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e do Conselho dos Diretores das Escolas Técnicas das Universidades Federais, com atribuições de elaborar um relatório sobre os índices de evação

A presente pesquisa, com abordagem quantitativa descritiva, foi aplicada a 228 alunos matriculados no primeiro semestre de 2014 em uma instituição pública de ensino superior do Paraná. O instrumento de coleta de dados foi questionário fechado que teve como base o modelo proposto por Appio (2010). Os dados coletados foram analisados estatisticamente, sendo realizadas análises descritivas; Assimetria e Curtose; Testes de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e Bartlett's test; Análise fatorial; e Regressão.

Os resultados deste estudo, por meio da análise de regressão, indicam que os constructos: Atendimento as expectativas; Confiança do aluno na instituição e Situação financeira do aluno explicam 11,3% da variabilidade total da tendência a permanência. O construto com maior influência direta sobre a permanência foi o Confiança do aluno na instituição. Esta associação, não havia sido contemplada na literatura pesquisada, estando mais voltada para questões de lealdade.