RESUMO
Código: 829
Tema: Estratégia Competitiva

 

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Dinâmica da Cocriação de Valor Na Indústria Esportiva: Estudo de Caso
 

A diversidade de produtos e serviços disponíveis no mercado dos mais variados setores tem feito com que as organizações busquem e desenvolvam novas estratégias para seus negócios, para tanto, esta pesquisa consiste no estudo de caso em uma academia de ginástica como parte da indústria esportiva com o intuito de verificar como a dinâmica da cocriação de valor se faz presente e pode contribuir para a gestão como estratégia de negócio.

Em busca de se colocar no mercado de maneira competitiva, as academias de ginástica oferecem diversas atividades, novos produtos e serviços, a fim de se equipararem as demais concorrentes em busca de vantagem. Com o objetivo de trazer contribuições para gestores e estudiosos sobre o tema cocriação de valor, buscou-se na gestão da academia de ginástica estudada responder a seguinte questão: Como a dinâmica da cocriação de valor pode trazer contribuições para a indústria esportiva?

Cada dia percebe-se o alto nível de competitividade nos mercados, exigindo um posicionamento marcado por mudanças na relação das organizações com os seus clientes, a fim de obter destaque entre as demais concorrentes. Com intuito de oferecer experiências, e não somente produtos e serviços, a dinâmica da cocriação de valor pode ter influência na satisfação dos stakeholders, e estabelecer um vínculo duradouro fortalecendo os laços relacionais, a fim de gerar benefícios mútuos.

A pesquisa de natureza exploratória, que segundo Lee (1999), estuda fenômenos pouco conhecidos de acordo com um problema ou questionamento. O método de análise qualitativa foi o mais adequado para a natureza da pesquisa, e foi adotado o estudo de caso sugerido por Yin (2010), por meio de observação empírica para compreensão, e para análise dos dados foi feito a triangulação de três fontes de evidências: Análise de documentos, observação participante, entrevista semi-estruturada .

Como resultado, notou-se que a cocriação de valor é aplicada na academia de ginástica e pode ser um canal para o fortalecimento relacional da organização com seu cliente, corroborando com o modelo adotado para a pesquisa, gerando benefícios mútuos. Para o cliente, sua satisfação e maior aderência ao produto e serviço ofertado e para a organização um maior conhecimento do cliente, fortalecendo a idéia da utilização da cocriação de valor como estratégia de negócios.