RESUMO
Código: 833
Tema: Aprendizagem nas Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Aprendizagem Empreendedora: Estudo Com Gestores de Tecnologia da Informação Na Região Metropolitana de Fortaleza – Ce
 

O uso efetivo dos recursos da Tecnologia da Informação como fonte de vantagem competitiva reside na identificação e no desenvolvimento das competências de negócios dos seus respectivos gestores de TI. Entenda-se a aprendizagem como um fenômeno em que o conhecimento é criado por meio da transformação da experiência (KOLB, 1984). O propósito final deste estudo é apresentar o modelo de aprendizagem empreendedora para o campo empírico da Ciência da Tecnologia da Informação.

Qual o papel da aprendizagem empreendedora na formação em negócios do gestor da tecnologia da informação? Objetivos: Geral - analisar o processo de aprendizagem empreendedora dos gestores da TI da região metropolitana de Fortaleza - CE. Específicos - analisar a aprendizagem empreendedora do gestor da TI, avaliando a influência das experiências de carreira empreendedora; e caracterizar o papel da transformação da experiência de carreira empreendedora na aprendizagem empreendedora do gestor TI.

Politis (2005) estruturou um modelo de aprendizagem empreendedora: experiências de carreira empreendedora; conhecimento empreendedor; processo de transformação; e fatores que influenciam a transformação. A ideia central do modelo consiste em analisar como os empreendedores, por meio de suas experiências, desenvolvem habilidades e conhecimento empreendedor que os habilita a reconhecer e agir nas oportunidades e organizar novos empreendimentos.

O estudo adotou o método qualitativo de natureza descritiva. O procedimento de coleta de dados se deu por meio de entrevista, o pesquisador se posicionou como observador não participante, sendo utilizado um questionário semiestruturado. Adotou-se o modelo de Aprendizagem Empreendedora de Politis (2005) junto aos gestores de TI. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (1977), em três etapas cronológicas forma seguidas - a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados.

As experiências prévias com administração de empresas dos gestores de TI e as experiências com clientes e fornecedores passam a ser uma das práticas da aprendizagem empreendedora. Cinco gestores de TI, demonstram predomínio pelo modo exploration, e um o prefere. Dois, demonstram predomínio pelo exploitation, e um o prefere. Apenas três gestores de TI utilizam o equilíbrio entre o exploitation de conhecimentos preexistentes e o exploration de novas possibilidades.