RESUMO
Código: 835
Tema: Formação do Professor e Pesquisador

 

Abrir
Arquivo

 
Pesquisadores Que Publicam em Periódicos Internacionais! Qual É A Formação Acadêmica? Há Quanto Tempo Se Formaram? de Quais Países Trouxeram Seus Títulos? Aqui, Neste Artigo!
 

Em comunicação científica existe certa concordância de que veicular resultados de pesquisas em periódicos estrangeiros é sinônimo de qualidade do trabalho desenvolvido por um pesquisador. No entanto, a qualidade do trabalho do pesquisador depende, dentre muitas variáveis, do tempo de maturação do trabalho, do financiamento a que o pesquisador teve acesso e até da capacidade técnica do pesquisador, que abarca desde sua formação acadêmica até sua criatividade.

O objetivo desta pesquisa é identificar, a partir de uma amostra de pesquisadores brasileiros da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, quais são as características da formação acadêmica destes autores e se elas tem impacto na capacidade de veicular artigos em periódicos internacionais.

A revisão bibliográfica desta pesquisa perpassa sucintamente questões da comunicação científica e da pós-graduação em Administração, Ciências Contábeis e Turismo no Brasil desde a década de 1960. Por fim, a revisão encerra ilustrando o quanto a veiculação de artigos em periódicos internacionais influencia a avaliação de programas de pós-graduação stricto sensu.

Inicialmente fez-se a escolha da amostra. Decidiu-se que o recorte seriam os pesquisadores dos cinco programas de pós-graduação em Administração e Ciências Contábeis com conceitos 6 e 7 na Capes, pois estes tem o que a Capes denomina de desempenho de nível internacional. Depois disso, identificou-se os artigos veiculados em periódicos internacionais de Qualis A1 e A2 e fez-se a análise da formação acadêmica destes autores.

Os resultados mostraram, entre outras coisas, que a formação acadêmica dos autores em outras áreas além de Administração e Ciências Contábeis é bastante frequente, principalmente nas áreas de Economia e Engenharias. Também foi possível identificar com relativa frequência o fato de que alguma etapa da formação destes autores, entre graduação e pós-doutorado, se deu no exterior.